TSE pretende publicar código-fonte da urna eletrônica na internet

1 min de leitura
Imagem de: TSE pretende publicar código-fonte da urna eletrônica na internet

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) afirmou que existe um planejamento para divulgar os códigos do sistema da urna eletrônica na internet. O comentário foi realizado por Rodrigo Coimbra, chefe da seção de voto informatizado, durante evento de cibersegurança em São Paulo na última quarta-feira (19).

Segundo a Folha, contudo, Coimbra adicionou que ainda não é possível estipular uma data para que isso aconteça: “A gente está na fase inicial de analisar a viabilidade. Estamos trabalhando para permitir isso”, afirmou.

O TSE ainda analisa certos pontos para possibilitar a publicação do código na internet

A ideia da inspeção livre sobre o código de urna eletrônica é algo que a comunidade de segurança busca há um bom tempo. É válido notar que um dos expoentes na busca de vulnerabilidades nas urnas, o professor Diego Aranha, também estava participando do debate no evento Mind The Sec, em São Paulo.

O código-fonte da urna disponibilizado na internet permitiria que os cidadãos entendessem melhor como funciona a programação do sistema. Atualmente, um dos principais pontos sobre a transparência do Tribunal Superior Eleitoral se encontra na auditoria — você saberá mais sobre isso em breve aqui no TecMundo.

O TSE ainda analisa certos pontos para possibilitar a publicação do código na internet. Entre elas, estão questões legais, “como a disponibilização de porções do código originalmente fornecidas por empresas privadas e que talvez não possam ser abertas ao público”, escreve a Folha.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.