Russos lançam mochila capaz de desorientar qualquer drone num raio de 2 km

1 min de leitura
Imagem de: Russos lançam mochila capaz de desorientar qualquer drone num raio de 2 km
Imagem: grupooneair
Avatar do autor

A fabricante de armas russa Kalashnikov apresentou, em parceria com a Rostec, uma “mochila antidrones” chamada Zala Zont. O equipamento parece ter saído de um filme que retrata um futuro distópico e deve ser capaz de desorientar completamente drones e outros equipamentos que usem GPS para navegar.

Quando ligada, a mochila da Kalashnikov é capaz de neutralizar transmissões de satélite com foco específico em navegação. Além do tradicional GPS, a Zala Zont também consegue evitar que sinais de outras tecnologias similares sejam captados por drones. Dessa forma, se um deles estive usando alternativas como Galileo, Glonass e BeiDou, ele também ficará desorientado.

Não foi revelado exatamente como essa mochila funciona, mas parece que seu alcance é bastante extenso. Ligada, ela consegue embaralhar os sinais de navegação por satélite dentro de um raio de até 2 km, o que é interessante para operações militares que não querem ser espionadas por drones inimigos.

A mochila pensa cerca de 1 kg, e sua bateria tem autonomia de até 6 horas de uso. Não sabemos como nem quando essa tecnologia pode ser incorporada às forças armadas russas ou de outras nações.

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Russos lançam mochila capaz de desorientar qualquer drone num raio de 2 km