Não, você não vai virar um influenciador da Adidas no Instagram

1 min de leitura
Imagem de: Não, você não vai virar um influenciador da Adidas no Instagram

Uma promoção falsa está rolando no Instagram — mais uma, e vocês continuam caindo

Na manhã desta terça-feira (21), diversos usuários da rede social começaram a publicar imagens da Adidas nos Stories com a hashtag “AdidasInfluenciadores” e menções ao perfil homônimo. A premissa era a seguinte: a Adidas escolheria um usuário que compartilhasse a imagem para se tornar embaixador da marca. Um golpe antigo que, até hoje, gera muitos interessados.

A dica é: sempre desconfie

A promoção falsa era clara: textos com erros gritantes de gramática, perfil divulgador não oficial, arte questionável e poucas informações. Mesmo assim, cerca de 140 mil pessoas começaram a seguir o perfil falso e compartilhar a imagem com esperanças de se tornarem embaixadores da marca esportiva.

Inicialmente, as pessoas que compartilharam a imagem e seguiram o perfil não terão qualquer problema. A questão é, após um tempo, essas pessoas podem ser usadas para segmentar golpes futuros que envolvam phishing e engenharia social. Já é sabido, por exemplo, que essas pessoas são praticantes de esporte (ou gostam de artigos esportivos) e acreditam serem influenciadoras o suficiente para receberem produtos e divulgarem a marca.

A dica é: sempre desconfie. Desconfie de links, promoções e descontos. Sempre busque canais oficiais das redes sociais e mais importante: não saia compartilhando o que você não tem certeza.

Pouco tempo depois da imagem correr, o perfil AdidasInfluenciadores mudou para Profile of Sports, se preparando para algum golpe

instagramGolpe (esq) e Perfil falso (dir)

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.