Máquinas de fax HP também são portas abertas para hackers

1 min de leitura
Imagem de: Máquinas de fax HP também são portas abertas para hackers

Pesquisadores da Check Point alertam sobre um ataque hacker que se baseia em protocolos de comunicação entre impressoras. No caso, o ataque tem mais sucesso em dispositivos da HP, como a HP Officejet Pro All-in-one, voltada para uso corporativo.

De acordo com a Check Point, o ataque acontece quando o invasor consegue o número do fax e envia um arquivo de imagem codificado que explora a vulnerabilidade. Ao decodificar a imagem e armazená-la, a impressora também acaba carregando o malware. Uma vez instalado, malware consegue roubar informações dos dispositivos conectados na impressora.

“Esta pesquisa alarmante foi realizada em aparelhos de fax HP, no entanto, os mesmos protocolos de comunicação de fax são usados por outros fornecedores de máquinas de fax e nossa equipe de analistas tem todos os motivos para acreditar que a mesma exploração pode ser aplicada a máquinas de fax de outros fornecedores”, disse a Check Point. “Nossa equipe de pesquisa trabalhou de perto com a HP para colaborar no fornecimento de um patch, que já foi lançado como uma atualização automática para a maioria de seus clientes. Outros fabricantes de fax e impressora multifuncional, no entanto, ainda podem estar expostos”.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.