Designer lança protetor de webcam para quem é hipster demais para usar fita

1 min de leitura
Imagem de: Designer lança protetor de webcam para quem é hipster demais para usar fita

Cobrir a webcam tem sido uma prática comum para usuários de notebooks e tablets. Seja por alguma notícia que viu na internet ou recomendação de colegas, colocar um adesivo escuro na câmera tem se tornado uma medida para proteger a privacidade dos usuários. Até mesmo entusiastas da internet como Mark Zuckerberg, criador do Facebook, e agentes do FBI também cobrem suas câmeras.

Desde um adesivo de um caderno antigo a um pedaço de post-it, as pessoas se utilizam de diferentes ferramentas para cobrir a sua webcam para não ser alvo de hackers. O designer Arthur Lhermitte tem uma opção que promete agradar aqueles que querem continuar tendo privacidade, mas sem necessariamente ter de colocar um pedaço de fita em suas câmeras.

Arthur desenvolveu um protetor de câmera de diferentes cores feito com couro para manter sua privacidade com estilo. O acessório nada mais é do que um pedaço redondo de couro com uma fita de microssucção, impedindo que o material danifique a sua câmera — e detalhe: é totalmente reutilizável.

A fita de microssucção é uma espuma de célula fechada com crateras microscópicas em sua superfície. Quando a fita é empurrada contra uma superfície selada, as crateras funcionam como microventosas, possibilitando que a fita grude sem o uso de adesivos ou cola.

O couro utilizado para produzir o “cobertor” de câmera é aproveitado da sobra de materiais, diminuindo o gasto com o aproveitamento para outra utilidade. Por conta do tamanho pequeno das capas de couro da webcam (apenas 0.9 mm de diâmetro), é possível reduzir o desperdício ao máximo, mesmo quando estiver usando retalhos muito pequenos.

Protetores de câmera são uma medida rápida e simples para garantir mais segurança ao navegar na internet, mas é apenas um passo. Portanto, continue utilizando antivírus e mantenha todos os seus softwares atualizados, principalmente os navegadores e plugins. Não se esqueça também de sempre deixar o seu firewall ativado.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.