menu
Logo TecMundo
Segurança

Falha de desenvolvedores expõe dados de usuários de apps de Android e iOS

Alguns programadores usuários do Firebase, da Google, estão deixando brechas que expõem informações pessoais guardadas em mais de 2,2 mil bases de dados

schedule02/07/2018, às 10:42

Falha de desenvolvedores expõe dados de usuários de apps de Android e iOSFonte:

Imagem de Falha de desenvolvedores expõe dados de 100 mi de usuários de Android e iOS no tecmundo

A Google oferece os servidores do Firebase para desenvolvedores que precisam de soluções de nuvem para armazenar recursos e informações dos usuários de seus aplicativos. Ele é uma ótima saída para quem não pode bancar toda essa infraestrutura por conta e deseja algo funcional e seguro.

Contudo, o descuido de alguns desenvolvedores na hora de configurar a sua própria base de dados no Firebase tem gerado um grande problema. Com isso, tanto aplicativos de iOS quanto de Android que usam o serviço de nuvem da Google deixaram expostos dados de usuários armazenados em 2,2 mil bancos de dados vulneráveis.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Uma pesquisa feita pelo Appthority indica que 113 GB de dados de 3.046 aplicativos que utilizam o Firebase estavam vulneráveis. Desses apps, 600 são de iOS e outros 2.446 são de Android.

FirebaseSegundo a Google, o problema está no descuido dos desenvolvedores.

De acordo com os especialistas, as informações vazadas contêm 26 milhões de nomes de usuário e senhas em textos simples, mais de 4 milhões de registros de informações de saúde protegidas, 25 milhões de registros de GPS, dados de 50 mil transações financeiras (inclusive com bitcoins) e ainda 4,5 milhões de dados corporativos de usuários do Facebook e do LinkedIn — ao todo, são mais de 100 milhões de registros.

Diante da polêmica gerada pela revelação, a Google se posicionou e informou que mantém um aviso na página de configuração de cada base de dados quando ela está configurada de uma maneira insegura, além de enviar um email notificando o desenvolvedor. A empresa garante que a sua ferramenta é segura e não sofreu qualquer tipo violação, portanto, é o descuido de alguns desenvolvedores que deixa as informações expostas.