Navegador do Android entra em sites sem você pedir? Veja a possível solução

1 min de leitura
Imagem de: Navegador do Android entra em sites sem você pedir? Veja a possível solução

Nada mais irritante que abrir o navegador do celular, e ele, por vontade própria, começar a acessar sites que você nunca imaginou que existiam. Em alguns casos, popups também aparecem repentinamente — tornando o uso do aparelho praticamente impossível — e/ou a ferramenta de busca é substituída por uma da qual você nunca ouviu falar.

Se você está sofrendo com esses problemas, talvez haja uma solução. Seu software pode ter sido “sequestrado” por um browser hijacker; o Y631fx43cl é um dos mais célebres. Eles funcionam alterando pequenas configurações do sistema para mostrar propagandas de forma agressiva, independente do programa utilizado (Chrome, Firefox, Opera ou o padrão do equipamento).

Não se preocupe, pois a presença dele só causa os incômodos citados acima. O perigo é que, ao ser redirecionado para uma página desconhecida, não dá para saber se ela é segura, e aí sim é possível ter seu dispositivo infectado por algo pior.

Como limpar

Uma dica importante é não fazer download de aplicativos duvidosos, pois eles podem trazer consigo esses hijackers — que, mesmo após a limpeza, continuam no seu aparelho. O ideal é confiar somente na Play Store, e mesmo nela deve-se priorizar os itens que têm mais downloads. Analisar as avaliações também ajuda.

O primeiro passo é acessar o menu de “Configurações”, depois procurar por “Aplicativos”; então é preciso encontrar o navegador que está com problema e clicar nele. Na tela seguinte, serão apresentadas informações sobre o app; nessa lista, selecione “Armazenamento”, para, logo após, limpar os dados e o cache.

Esse é um procedimento simples, mas que tende a ser efetivo na resolução do transtorno. As imagens mostradas foram feitas em um celular com o Android 7.1.1, sem modificações; a interface do caminho varia um pouco de acordo com cada aparelho.

Reinicie seu dispositivo; provavelmente, tudo voltou ao normal. Caso o problema volte a aparecer, procure aplicativos duvidosos que podem estar reinstalando o hijacker.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.