Hacker que vendeu dados de 160 mil pessoas pega 10 anos de prisão

1 min de leitura
Imagem de: Hacker que vendeu dados de 160 mil pessoas pega 10 anos de prisão

Grant West, 26, foi preso nos Estados Unidos por vender dados sensíveis de clientes da Uber e Asda. O hacker, que obteve os dados por meio de campanhas de phishing, agora foi condenado a 10 anos de prisão.

O cibercriminoso roubou dados de clientes das seguintes empresas: Uber, Asda, Sainsbury's, Argos, Ladbrokes e Coral, segundo o The Guardian. Para obter os dados, West se passou por agentes das empresas em meios falsos, realizando golpes de phishing.

Caso você não saiba, phishing é um dos métodos de ataque mais antigos, já que "metade do trabalho" é enganar o usuário de computador ou smartphone. Como uma "pescaria", o cibercriminoso envia um texto indicando que você ganhou algum prêmio ou dinheiro (ou está devendo algum valor) e, normalmente, um link acompanhante para você resolver a situação. O phishing também pode ser caracterizado como sites falsos que pedem dados de visitantes. A armadilha acontece quando você entra nesse link e insere os seus dados sensíveis — normalmente, há um site falso do banco/ecommerce para ludibriar a vítima —, como nome completo, telefone, CPF e números de contas bancárias.

Neste caso específico, West se passava por um agente realizando pesquisas para as empresas em troca de prêmios aos clientes

Nesta sexta, a justiça de Southwark condenou Grant West a 10 anos e oito meses de prisão. Durante o processo, o juizado ainda comentou que West havia vendido os dados por um total de US$ 2,1 milhões em criptomoedas. "Este caso deve ser um alerta para os clientes, empresas e a indústria de computadores para a ameaça real do cibercrime", disse um dos juízes.

"Você tem um conhecimento profundo e impressionante de computadores e se você tivesse decidido usar suas habilidades legalmente, não tenho dúvidas de que você teria uma carreira muito bem-sucedida", notou para o cibercriminoso. "Infelizmente, você viu o potencial de usar suas habilidades para ganhar muito dinheiro, não legalmente, mas por crime, e seus crimes eram altamente sofisticados".

  • Segundo as autoridades, em uma batida policial na casa de West, também foram encontrados mais de US$ 33 mil em dinheiro vivo.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.