Android P vai bloquear ação espiã em câmera, microfone e GPS

1 min de leitura
Imagem de: Android P vai bloquear ação espiã em câmera, microfone e GPS
Imagem: Android PIT

Atualmente, praticamente todos os aplicativos instalados no seu smartphone exigem acesso ao microfone, câmera e localização do aparelho. Precisamos combinar uma coisa: esses três pontos, juntos, simplesmente entregam a sua vida completa para alguém — então nos resta torcer que os aplicativos sejam seguros e nossos dados bem armazenados.

O Strongbox bloqueia código que autentica sua identidade

Segundo a Google, o novo sistema operacional Android P terá uma novidade que vai deixar os usuários mais preocupados mais tranquilos: aplicativos não terão a capacidade de acessar a câmera, microfone ou outros sensores enquanto estiverem em segundo plano. Isso foi. confirmado por Xiaowen Xin, gerente de produto do Android Security, durante o evento I/O

Entre outras novidades de segurança, o pessoal do Android comentou que os recentes patches visam trancar informações sensíveis de usuários em situações diferentes, até por exemplo quando um usuário perde o telefone.

Vale notar que os apps que, em segundo plano, mais costumam figurar na lista de maliciosos são os de "lanterna". Muitos deles conseguiram até, infelizmente, burlar a Play Store levar spyware para a loja de aplicativos.

Strongbox

O Strongbox é outro recurso que chega com o Android P. Ele bloqueia código que autentica sua identidade em uma parte segregada do chip no seu smartphone ou tablet. Ou seja: ele seus dados contra hackers que podem ter acesso ao seu telefone.

Segundo a Google, o Strongbox vai funcionar apenas em smartphones novos com Android P de fábrica, já os chips precisam ser trabalhados para funcionar com o recurso.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.