Os bancos brasileiros terão que apresentar ao Banco Central as políticas e planos de cibersegurança, segundo uma nova resolução aprovada na quinta-feira (26) pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). De acordo com o G1, os bancos também serão obrigados a estabelecer requisitos de contratação de serviços de processamento e armazenamento de dados.

Esse plano de segurança digital definirá como a instituição financeira deve se prevenir contra crimes cibernéticos e como deverá combatê-los.

Os bancos no Brasil terão 180 dias para apresentar um cronograma com o plano

"Os ataques cibernéticos são cada vez mais sofisticados e profissionalizados", disse Otávio Damaso, diretor do BC, ao G1. "Mas a gente identificou a necessidade de chamar um pouco mais a atenção para a organização, para a gestão desse risco no âmbito das instituições financeiras. É um movimento que está acontecendo em outros países também".

Damaso ainda afirma que os bancos terão que definir um diretor responsável por esse novo plano. Sobre a contratação de empresas terceirizadas para este trabalho, os bancos devem informar ao BC 60 dias antes sobre o trâmite.

  • Os bancos no Brasil terão 180 dias para apresentar um cronograma com o plano, algo que deve ser cumprido até 2021.

Cupons de desconto TecMundo: