Contas do Gmail são utilizadas para envio de spam mesmo sem serem invadidas

1 min de leitura
Imagem de: Contas do Gmail são utilizadas para envio de spam mesmo sem serem invadidas
Imagem: Digiwonk

Várias contas de e-mail do Gmail estão sendo utilizadas para envio de spam mesmo sem sinais de invasão, como relatam usuários no fórum de ajuda do Google desde sábado (21). As mensagens em questão são enviadas para pessoas que não estão nos contatos de quem foi afetado e o problema parece não ser resolvido mesmo mudando a senha de acesso e ativando a verificação em duas etapas.

O conteúdo dos e-mails é claramente identificado como publicidade indesejada, promovendo remédios de emagrecimento, venda de suplementos e ofertas de empréstimo de dinheiro. Todas as mensagens citadas pelos usuários como parte do problema têm em comum o fato de parecerem ter sido enviadas pela empresa de telecomunicação canadense Telus. A companhia diz que verificou o problema, mas confirmou que os servidores dela não foram invadidos ou utilizados para esses fins, indicando que os e-mails foram provavelmente alterados para parecer que são da empresa.

Uma captura de tela.Exemplo de uma das mensagens de spam enviadas.

Um porta-voz do Google respondeu que a empresa está ciente do caso e tomou as medidas necessárias para resolver o problema: “Essa tentativa envolveu cabeçalhos de e-mails falsificados que faziam parecer que os usuários estavam recebendo e-mails deles mesmos, o que fez com que essas mensagens aparecessem erroneamente na pasta de Enviados. Nós identificamos e estamos reclassificando todos os e-mails transgressores como spam e não temos motivos para acreditar que alguma conta tenha sido comprometida durante o incidente”.

O Google recomenda ainda que todas as mensagens suspeitas sejam reportadas como spam e indica essa página de ajuda para que seus usuários tenham mais informações sobre esse tipo de mensagem.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.