Golpe do WhatsApp oferece recarga gratuita e já atingiu 26 mil pessoas

1 min de leitura
Imagem de: Golpe do WhatsApp oferece recarga gratuita e já atingiu 26 mil pessoas

Um novo golpe que viralizou no WhatsApp e promete recarga de celular gratuita já atingiu milhares pessoas, informou nesta semana a PSafe. Segundo a empresa especializada em segurança, o app Dfndr Security realizou mais de 26 mil bloqueios em menos de 24 horas, indicando a intensidade das ações de cibercriminosos.

O golpe funciona de maneira bem simples: uma mensagem informando uma suposta recarga gratuita é acompanhada de um link e, para obter o valor de R$ 72 em créditos para o celular, é preciso compartilhá-la para um certo número de amigos. O crédito seria concedido após uma barra de compartilhamentos ser preenchida.

Golpe recarga gratuitaGolpe da recarga gratuita já foi identificado mais de 26 mil vezes.

Apesar disso, ninguém ganha crédito algum e a ideia é apenas fazer com que aplicativos indesejados sejam instalados no aparelho, gerando dinheiro para o hacker. Esse método tem sido cada vez mais utilizado por bandidos, apontam os especialistas.

“Essa prática tem se tornado cada vez mais comum por cibercriminosos, pois permite que o golpe ganhe escala rapidamente, impactando um grande número de usuários das mais diversas regiões”, revela o diretor do Dfndr Lab Emilio Simoni. “Para se ter uma ideia, apenas no mês de abril até o momento, identificamos e bloqueamos mais de 15 golpes diferentes envolvendo compartilhamento via WhatsApp.”

O golpe é bem elaborado e conta até mesmo com uma série de comentários falsos na página para a qual a vítima é redirecionada. A intenção aqui, apontam a empresa de segurança, é passar credibilidade para atrair novas vítimas.

Como sempre acontece, os bandidos tentam se aproveitar da inocência de pessoas que acreditam ser possível ganhar coisas grátis na internet de forma quase aleatória. Fica novamente o aviso para tomar cuidado com essas ofertas imperdíveis que chegam com links suspeitos via WhatsApp, emails e redes sociais.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.