Se você baixa ou já baixou arquivos por meio de torrent, é bem provável que conheça o μTorrent. O programa é o mais popular do gênero no mundo mesmo tendo deixado de ser uma opção leve e de visual limpo para se tornar um programa repleto de banners de publicidade ao longo dos últimos anos.

Talvez essa mudança nada sutil seja, aliás, uma das responsáveis pela situação que se apresenta nesse momento: o μTorrent passou a ser identificado por diversos antivírus, inclusive o Windows Defender, o antivírus padrão do Windows 10. Segundo relata o Torrent Freak, o aplicativo de downloads vem sendo identificado como “programa potencialmente indesejado” por diferentes sistemas de defesa.

A publicação alega que começaram a pipocar relatos desse tipo de problema por parte de vários usuários, apesar de muita gente ainda conseguir utilizar o programa sem qualquer complicação do gênero. Vale lembrar que a Microsoft mantém uma descrição nada positiva do μTorrent em seus registros de ameaças:

“Esse aplicativo deixou de rodar em sua rede porque tem uma reputação ruim”, avisa a desenvolvedora em seu site oficial. “Esse programa também pode afetar a qualidade da sua experiência com o computador”, complementa. Agora, ele voltou a ser visto como problema, resultando em novos avisos que pulam na tela dos usuários sempre que o μTorrent é iniciado.

uTorrentμTorrent tem enfrentado problemas no Windows.

A BitTorernt, proprietária da marca e desenvolvedora do programa, já está ciente do problema e acredita que se trata de um problema em uma de suas atualizações mais recentes. A versão problemática era usada por 5% dos usuários e já foi suspensa, o que teria resolvido toda a situação.

Confira o comunicado da empresa na íntegra:

Acreditamos que essa sinalização mudou para ativa apenas há algumas horas com a atualização para Windows desta quinta-feira, quando um pequeno percentual de usuários começou a receber um bloqueio explícito. Nós temos três executáveis do μTorrent disponíveis em nosso site. Dois estão em uso por 95% dos usuários e não foram bloqueados. O terceiro, que foi para 5% dos usuários, foi bloqueado. Nós paramos de oferecê-lo e confirmamos que não houve mais qualquer bloqueio.

Apesar disso, mesmo quem utiliza algumas versões antigas do programa tem enfrentado problemas. Até mesmo o site VirusTotal identifica problemas no executável do μTorrent: conforme indica a imagem abaixo, seis desenvolvedoras de antivírus sinalizam o programa como ameaça, entre elas Microsoft, TrendMicro e ESET.

μTorrent

Mesmo com a possível solução apresentada pela BitTorrent e por supostamente a maioria das pessoas ainda terem acesso normal ao μTorrent, a situação não parece totalmente normalizada. E também não fica claro qual a sua origem, então, é provável que ela não seja resolvida tão cedo.

Você usa o μTorrent e teve algum problema? Deixa o seu relato aí nos comentários.

Cupons de desconto TecMundo: