Spyware para Android está sendo distribuído por mensagens no Facebook

1 min de leitura
Imagem de: Spyware para Android está sendo distribuído por mensagens no Facebook

Um malware foi identificado pela Avast ao ser distribuído em diversos países utilizando técnicas de engenharia social. Chamado de “Tempting Cedar Spyware”, o código malicioso foi criado para roubar informações dos celulares das vítimas, além de poder monitorar a localização do aparelho e ter acesso ao microfone para gravar conversas.

Ele é distribuído como um arquivo APK para smartphones Android através do Facebook Messenger. As mensagens são enviadas por perfis falsos com fotos de mulheres que pedem para as vítimas instalarem o suposto aplicativo Kik Messenger e continuarem a conversa por lá. Os criminosos enviam então um link falso para que a pessoa instale o arquivo infectado.

A empresa de segurança disse ainda que as evidências apontam para um grupo do Líbano como possível responsável. A maioria das vítimas está em países do Oriente Médio e na Argélia, mas também foram identificados casos nos Estados Unidos, na França, na Alemanha e na China. Por enquanto, ele ainda não chegou ao Brasil, mas convém ficar atento ao caso, visto que o malware começou a se espalhar pelo mundo.

Uma captura de tela.Captura de tela mostra um dos perfis falsos enviando mensagem com o link para o arquivo infectado.

A captura de tela acima, enviada pela Avast, mostra como os perfis falsos interagiam uns com os outros — provavelmente para passar a impressão de que eram reais — e a mensagem enviada com o link que redirecionava para um site falso do Kik Messenger, onde a versão com malware poderia ser baixada.

Existem muitas formas de se proteger de golpes desse tipo que utilizam a engenharia social para enganar a vítima: de forma geral, nunca baixe softwares ou clique em links enviados por pessoas desconhecidas; e no smartphone, dê sempre preferência à versão dos programas que é distribuída na própria loja de aplicativos da plataforma, como a Google Play, no caso do Android.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.