O Brasil já vem utilizando um sistema de monitoramento que alerta a população sobre desastres naturais via SMS. Com a cobertura do Norte e Nordeste, agora todas as regiões do país podem receber mensagem pelo celular a respeito do risco de fortes chuvas, alagamentos, enchentes, deslizamentos, entre outras notificações.

Desde que começou a operar, em fevereiro do ano passado, o programa já cadastrou 2,6 milhões de cidadãos e encaminhou 48 milhões de mensagens. Para receber os avisos gratuitamente, basta enviar o CEP do seu endereço  — ou de outros interessados, podem ser registrados vários CEPs em um mesmo número de celular — para o 40199.

Coordenado pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) e pelo Ministério da Integração, a novidade conta com a parceria da Defesa Civil dos Estados, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e das operadoras, que cobrem os custos de telefonia. O processo é simples: ao detectar a possibilidade de ocorrência de um evento perigoso para determinada área, a Defesa Civil manda os dados, que então são distribuídos de acordo com as inscrições.

Esse é um serviço que começou a ser testado no Japão em 2007 e devido ao bom funcionamento também chegou a outros 20 países.

Cupons de desconto TecMundo: