Download de aplicativos 'espiões' cresce em 2017

1 min de leitura
Imagem de: Download de aplicativos 'espiões' cresce em 2017

Está ficando cada vez mais comum topar com aplicativos espiões em lojas download para smartphones. Contudo, diferente dos apps que tentam enganar os usuários, também existem muitas ofertas de programas "legais" para acompanhar a atividade de algum familiar ou amigo.

A Kaspersky trouxe um relato mostrando que basta uma pesquisa no Google para encontrar diversas ofertas de aplicativos espiões que custam alguns poucos dólares. Ao comprar este tipo de app, o usuário precisa instalar o programa manualmente em outro dispositivo.

Muitos aplicativos espiões também enviam as informações coletadas para os desenvolvedores

Alguns desses apps ainda têm a capacidade de "ficarem invisíveis" aos olhos do dono do aparelho, por isso, eles podem ficar em uma área cinza da ética: usuários com relacionamentos abusivos, por exemplo, podem instalar esse tipo de aplicativo no aparelho da companheira (o). Dessa maneira, o instalador malicioso pode acompanhar troca de mensagens, histórico de navegação, fotos e vídeos armazenados, números na agenda telefônica e até rastrear o gadget via GPS.

  • Segundo a Kaspersky, o download deste tipo de app espião pago ficou entre 70 e 80 mil vezes. Em 2017, até o momento, já foram realizados mais de 120 mil downloads.

Muitas dessas ferramentas hoje "legais", foram usadas ilegalmente anteriormente. Um exemplo é o Droidjack, um RAT que era vendido por US$ 210. Ele permite instalação remota em aparelho e até uma customização de um servidor C&C próprio. Na época que o Droidjack apareceu na mídia, o desenvolver do malware disse que o programa seria "muito útil para usuários que querem usá-lo legalmente", adicionando que ele seria "uma ferramenta de controle parental para administração remota do Android" e que "quem quebrar essa regra terá a licença de uso revogada".

O relato da Kaspersky também dá um alerta: muitos aplicativos espiões também enviam as informações coletadas para os desenvolvedores. Ou seja, não é só você que está espionando o celular de alguém, mas outra pessoa também tem a capacidade de captar essas informações sensíveis.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.