Veja como saber se há estranhos utilizando sua WiFi e como se proteger

1 min de leitura
Imagem de: Veja como saber se há estranhos utilizando sua WiFi e como se proteger

Imagine a seguinte situação: a nova temporada da sua série favorita foi lançada, e você está louco para assistir. Porém, os episódios estão demorando mais que o normal para carregar, e você não sabe de mais ninguém usando sua rede. Será que você está dividindo sua WiFi com intrusos?

Essa situação, além de desagradável, é bem comum. Afinal, como seria possível garantir que a senha da rede nunca seria descoberta ou nem mesmo passada para outra pessoa? Além disso, as suspeitas de outras pessoas utilizando a mesma conexão só surgem quando percebemos mudanças na velocidade da rede.

Porém, para tranquilizá-lo, saiba que há um app que ajuda a descobrir se há alguém utilizando sua WiFi sem ser chamado. O Fing, disponível para Android e iOS, exibe todos os dispositivos conectados à rede. Contudo, ele não vai desconectá-los; a única forma de fazer isso é mudando a senha da conexão manualmente.

Confira como utilizar o app:

1. Abra a Play Store ou a App Store e faça uma busca pelo Fing.

2. Baixe o app.

3. Ao abri-lo, a tela inicial vai logo mostrar quais são os dispositivos conectados à rede WiFi.

4. Caso você veja algum dispositivo desconhecido, toque nele para verificar mais informações, como endereço MAC e IP.

Se você for um usuário do iOS, é importante lembrar que o Fing não mostra mais o endereço MAC desde a última atualização do sistema.

Outra forma de verificar se existe algum usuário indevido utilizando sua internet é observar as luzes do roteador. Faça esse teste simples: desligue todos os dispositivos que estão conectados, e veja como as luzes vão piscar. A luz indicada por “WLAN” pisca quando há algum PC ou computador conectado e, portanto, vai continuar piscando se houver outra pessoa utilizando a rede sem permissão.

E depois?

Certo, você verificou pelo app que realmente há algum computador ou celular estranho conectado à sua rede. Então, é hora de tomar algumas medidas.

Antes de mais nada, é importante que a sua primeira ação seja simples e rápida: trocar a senha da sua internet. Com isso, será possível desconectar os dispositivos que estão utilizando a sua rede, e você poderá melhorar a segurança da sua rede.

Uma boa dica é utilizar uma senha complexa, intercalando letras maiúsculas e minúsculas, além de números. Ativar a criptografia WPA2 também é uma medida indicada para intensificar a segurança.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.