Oficiais do Pentágono ganham tablets especiais para ver materiais secretos

1 min de leitura
Imagem de: Oficiais do Pentágono ganham tablets especiais para ver materiais secretos

Problemas com falta de criptografia atingem empresas e governos, que agem como podem para aproveitar das benesses do mundo cada vez mais portátil sem expor material secreto à ação de cibercriminosos. E uma nova iniciativa nesse sentido oferece tablets especiais para que oficiais do Departamento de Defesa dos Estados Unidos acessem conteúdo sensível de forma segura.

Chamado oficialmente de Departament of Defense Mobility Classified Capability-Secret (DMCC-S) — Segredo de Capacidade Confidencial Móvel do Departamento de Defesa em tradução livre —, o programa ainda está em fase de testes e inclui 24 oficiais de alto escalão do Pentágono.

“A Agência de Sistemas da Informação de Defesa (DISA) entende que líderes sêniores globais demandam soluções/dispositivos mobile de alta segurança que permaneçam sempre ligados e conectados”, defende a diretora do programa Leticia Parra. “O programa é focado me ouvir às necessidades do usuário e oferecer a eles telas maiores para missões em tempo real.”

Tablets têm 8 polegadas e conta com sistema de vídeo seguro para a reprodução de material confidencial coletado pelo Pentágono

A oficial se refere ao upgrade de aparelhos com tela de 5 polegadas para os atuais tablets de 8 polegadas utilizados pelo Pentágono, o que promete mais flexibilidade aos seus utilizadores. O grande diferencial desses equipamentos em relação à segurança é a utilização do Sistema Unificado de Disseminação de Vídeo (UVDS), que permite a reprodução de vídeo coletados para fins de inteligência, vigilância e reconhecimento.

Segundo a própria DISA, os novos dispositivos vêm recebendo um feedback positivo por parte dos comandantes e oficiais que já o utilizam.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.