Os Jogos Olímpicos do Rio 2016 estão marcados para começar oficialmente nessa sexta-feira (5), mas se você está pensando que ainda dá tempo de encontrar ingressos por aí e descobriu uma oferta aparentemente imperdível circulando por meio das redes sociais, então é melhor tomar cuidado. De acordo com especialistas da empresa de segurança ESET, uma série de golpes estão se espalhando por meio de serviços como o Facebook, usando a Olimpíada como pretexto.

Uma série de publicações em páginas da plataforma de Mark Zuckerberg divulgam ofertas de ingressos em valores muito abaixo dos que são cobrados pela bilheteria oficial da competição. É preciso tomar cuidado com esse tipo de “oportunidade imperdível” mesmo que ela aparentemente venha de pessoas de confiança, já que elas também podem ter sido enganadas. Nessas situações, o mais recomendável é entrar em contato direto com as pessoas antes de clicar em algo.

Promessa de ingressos baratos no Facebook pode ser golpe

Além disso, também é importante ficar atento às diferentes fontes de transmissão ao vivo dos eventos dos Jogos Olímpicos. Segundo a ESET, serviços falsos de streaming já foram utilizados durante as competições de 2012 em Londres, então não é nada improvável que isso volte a acontecer – ainda mais agora que qualquer um pode fazer Lives no Facebook. Fique atento para evitar infecções por malwares.

Mais riscos

Entre as ameaças relacionadas à Olimpíada identificadas pela companhia está um ramsonware, um programa que disfarça de um recibo em PDF referente aos Jogos e, quando aberto, criptografa todos os arquivos do computador da vítima com uma variante do CTB-Locker, exigindo pagamento para liberar os dados. Para evitar o problema, a ESET sugere clicar com o botão direito sobre o suposto documento e observar suas propriedades antes de o abrir. Se for um arquivo .EXE, delete-o imediatamente.

Ameaças também têm se espalhado por email e usado os Jogos Olímpicos como pretexto

Além do falso PDF acima, há também um sorteio de mentira propagando malwares por meio de emails, dizendo que o receptor ganhou uma viagem com tudo pago para assistir ao Carnaval do Rio e à Olimpíada. Baixar o pretenso documento faz com que você seja infectado por uma versão do VBA/Trojan Downloader, um malware que executa macros para instalar sorrateiramente outros softwares maliciosos no seu dispositivo. Para evitar o vírus, veja se o anexo em questão tem a extensão .DOCM e, se tiver, não baixe.

Cupons de desconto TecMundo: