Review: servidor Seagate NAS Pro 2BAY

6 min de leitura
Imagem de: Review: servidor Seagate NAS Pro 2BAY

As soluções de armazenamento portátil evoluíram consideravelmente, mas ainda que já possamos encontrar pendrives com capacidades gigantescas e que os HDs externos tenham preços acessíveis, muitas pessoas não têm suas necessidades atendidas com tais produtos.

Pensando tanto nos usuários domésticos quanto nas pequenas empresas que buscam mais espaço para armazenamento e facilidades diversas, a Seagate lançou sua linha de servidores NAS (Network Attached Storage), que são unidades de armazenamento que vão ligados diretamente na rede.

Em vez de você ter que ficar conectando o HD externo na USB do computador e ter que ficar carregando de um lado para outro, o NAS da Seagate possibilita que todos em uma mesma rede possam acessar o mesmo componente de armazenamento.

Ele é ideal para backups, mas também serve como servidor multimídia e pode executar aplicativos sem a necessidade de um computador. A Seagate nos enviou o modelo Pro 2BAY com capacidade de armazenamento de 4 TB. Nós testamos o produto por algum tempo para conferir todas as suas praticidades. Vamos ver tudo que você pode aproveitar com este NAS.

Especificações

  • Sistema operacional: Seagate NAS OS 4 (Linux integrado)
  • Processador: Intel dual-core 64 bits de 1,7 GHz
  • Memória RAM: 2 GB
  • Armazenamento total: 4 TB
  • Discos: 2 NAS x 2 TB
  • Modelo dos HDs: ST2000VN000
  • Modo de operação: SimplyRAID
  • Armazenamento disponível: 2 TB (um disco para guardar arquivos, outro para proteção)
  • Conexões: 2 x USB 3.0 / 1 x USB 2.0 / LAN Gigabit x 2
  • Serviços e protocolos: CIFS/SMB, NFS v3, AFP, HTTP(S), FTP/sFTP, SSH, SNMP, SMTP, NTP, UPnP, Bonjour, WebDAV, DFS-N e impressoras
  • Sistemas compatíveis: Windows XP®, Vista, 7, 8 / Windows Server 2003, 2008R2 e 2012 / Mac OS 10.6 e posterior / Linux e Unix
  • Multimídia: servidor de mídia A/V UPnP, compatível com DLNA, servidor iTunes™ (DAAP), suporte a MTP e PTP e navegador de fotos e transmissão de áudio por meio da interface da Web
  • Dimensões (C x L x A): 21,7 x 12 x 17,2 cm
  • Peso: 4,23 kg
  • Preço: R$ 3.871

Design

Como era de se esperar, a Seagate caprichou muito no design do NAS Pro 2BAY. Com formato de uma caixa retangular, este modelo tem retas bem definidas e conta com ideais inteligentes para acessar as unidades de armazenamento.

A aplicação do “black piano” na parte frontal dá um bom diferencial ao produto, que chama a atenção e fica muito bem integrado ao ambiente de escritório ou a sua sala. As gavetas dos HDs ficam acopladas de forma discreta e basta um simples clique no botão de ejeção para puxar o disco para fora.

Os discos podem ser facilmente trocados e você não precisa ficar conectando cabos para que os componentes sejam reconhecidos. Na frente, ainda temos os botões de função (para ligar, desligar e reiniciar o aparelho), bem como LEDs para indicar a atividade dos discos.

Atrás, temos as conexões de rede, local para ligar o cabo de energia e portas USB (isso sem contar a porta da frente). Além disso, aqui também encontramos o cooler que, operando de forma silenciosa, garante a refrigeração da CPU e das unidades de armazenamento.

Instalação rápida e simples

Apesar de parecer um aparelho de outro mundo, o Seagate NAS Pro 2BAY é um servidor relativamente simples. Sua instalação não exige qualquer esforço por parte do usuário, mas caso você tenha complicações, a fabricante fornece um software auxiliar que pode ser baixado no site oficial.

Basicamente, você só precisa conectá-lo ao roteador e acessar no navegador do computador o endereço do dispositivo. Na primeira utilização, o NAS baixará a atualização mais recente, garantindo que você possa aproveitar todos os recursos. Todo esse processo é automático.

Uma vez que o update é realizado, você pode então configurar um usuário e senha (tudo pelo navegador, sem ter que instalar nada no PC). Feito isso, o armazenamento já pode ser acessado por todos da rede. Você pode adicionar usuários com privilégios limitados, configurar os discos e realizar outras atividades.

Recursos inteligentes e descomplicados

O painel de administração deste Seagate é elegante e intuitivo. Com design simples, você pode encontrar facilmente as principais funções e manter controle sobre tudo que está acontecendo. Com tradução para o português, fica ainda mais fácil compreender cada opção e monitorar o uso do seu produto.

A página inicial do painel do NAS Pro 2BAY apresenta 5 ícones básicos que dão acesso as principais funções do servidor: gerenciador de dispositivo (onde você pode monitorar o aparelho e alterar as configurações), navegador de arquivos (para conferir os arquivos armazenados), gerenciador de downloads (sim, você pode baixar os arquivos direto no NAS, sem precisar de um PC), gerenciador de Backups e gerenciador de aplicativos.

Com este aparelho da Seagate, você ainda pode criar sua própria nuvem, que pode ser acessada em qualquer lugar do mundo. O melhor de tudo é que ainda dá pra acessar os arquivos até mesmo no celular, com os apps para Android e iPhone.

Aplicativos no dispositivo

Como o Seagate NAS Pro 2BAY conta com processador e memória RAM, ele pode rodar aplicações mais avançadas, que vão muito além do simples armazenamento de arquivos.

No painel de controle, há uma área chamada App Manager, onde é possível baixar e instalar programas que rodam diretamente no NAS. São nove aplicativos que visam facilitar a sua vida e garantem multifuncionalidade ao NAS, evitando que você precise manter seu PC ligado para atividades simples.

Por exemplo: o Seagate NAS Pro 2BAY é ideal para quem costuma armazenar arquivos de trabalho na rede e quer manter vários aparelhos sincronizados. Você pode instalar o BitTorrent Sync que serve justamente para sincronizar pastas e garantir que seus arquivos sempre estarão em todos os computadores.

Além desse aplicativo, você pode instalar o Plex Media Server, que serve para organizar seus arquivos multimídia e transmiti-los para a rede. Outras facilidades que vêm a calhar são os apps de monitoramento (o Surveillance Manager pode gravar o streaming da sua câmera) e antivírus (fornecido pela Seagate, que garante a segurança dos seus arquivos).

Testes de desempenho

Nós testamos o Seagate NAS Pro 2BAY em uma rede Gigabit, garantindo o desempenho máximo para a transferência de arquivos. Abaixo, apresentamos os resultados dos testes, que foram realizados em uma rede cabeada. Apenas para referência (para que você tenha uma noção da capacidade do produto) colocamos também os resultados obtidos em um HD externo da Seagate.

Transferência de arquivo

Para realizar o teste de transferência de arquivo, nós usamos o programa TeraCopy, que monitora o tempo total de transferência, bem como a velocidade do processo.

Resultado em minutos e segundos. Quanto menor, melhor.

Resultado em MB/s. Quanto maior, melhor.

Vale a pena?

O Seagate NAS Pro 2BAY é um pequeno servidor para redes domésticas e empresas de pequeno porte que vem a calhar tanto no quesito segurança quanto em termos de versatilidade. Com dois discos configurados em RAID, este equipamento oferece alta velocidade e cópias adicionais de seus arquivos.

A possibilidade de rodar vários programas no próprio aparelho também é uma vantagem, já que, por exemplo, você não precisa manter o computador ligado para realizar downloads ou gerenciar um sistema de monitoramento.

Ele opera de forma silenciosa, tem um design atraente e pode servir até mesmo como backup de longa distância. O modelo que testamos tem preço sugerido de R$ 3.871 no boleto, valor que aumenta um bocado quando a compra é feita no cartão de crédito.

Pensando de forma imediata, o valor talvez seja um pouco elevado, mas é um investimento que vale a pena, principalmente para empresas, considerando que ele garante backups para toda a rede e oferece uma série de funções adicionais. Para os usuários domésticos, o preço fica bem salgado e já achamos que pode ser muito mais válido investir em HDs externos comuns.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.