Review: Plustek MobileOffice S420

8 min de leitura
Imagem de: Review: Plustek MobileOffice S420

Ampliar

Plustek MobbileOffice S420

Se além da mobilidade de um scanner portátil você busca um aparelho com boa velocidade e que também atenda às necessidades de um pequeno escritório, atente-se para o que o modelo MobbileOffice S420 da Plustek oferece. O periférico pode ser alimentado por tomada ou diretamente pelo cabo USB, se conecta a dois computadores diferentes ao mesmo tempo e ainda possui bom desempenho com documentos de texto. Confira a análise completa do aparelho:

Especificações do fabricante

  • Classe: scanner de mão;
  • Resolução: 600 dpi;
  • Velocidade de digitalização (folha A4): 5 segundos (300 dpi em escala de cinza);
  • Número de cores: 16 milhões (24 bit);
  • Dimensões do scanner: 50 x 295 x 40,5 mm;
  • Dimensões do gabinete: 100 x 300 x 60 mm;
  • Peso do scanner: 410 g;
  • Peso do gabinete: 410 g;
  • Alimentação: adaptador AC 5 V / 1,8 A e Bus USB 5 V / 1 A (2 portas USB);
  • Interface: USB 2.0;
  • Área scaneável: de 12,7 x 12,7 mm a 216 x 711,2 mm;
  • Botões de ação: Scan e PDF;
  • Sistemas operacionais: Windows 2000, XP, Vista, 7 e Mac OS 10.4 ou posterior;
  • Preço: R$ 874,48 (no site da Plustek Brasil) ou US$ 200 nos EUA.

Review

Primeiras impressões

Logo à primeira vista, o Plustek MobbileOffice S420 demonstrou ser um aparelho versátil. Sem os acessórios adicionais, ele se torna bastante compacto e pode ser alimentado a partir de uma segunda porta USB, ocupando pouco espaço durante viagens de negócios. Conta ainda com dois botões com atalhos: um para a captura de documentos de texto em PDF e outro especializado na digitalização de imagens. (Fonte da imagem: Plustek/Divulgação)

Assumindo seu lugar à mesa, o S420 ganha um suporte com alimentador de papel. Dessa forma, é possível substituir uma das portas USB por uma fonte de alimentação tradicional. Também possui conexão nativa para dois computadores, dispensando seu compartilhamento na rede e dedicando botões de atalho para cada máquina.

Sua qualidade da captura de fotos não é muito boa, mas o scanner se comportou bem diante de textos e imagens mais simples. Destaque para sua velocidade que, mesmo em sua qualidade máxima e alimentado apenas pelo cabo USB, provou ser mais rápida que a de outros scanners portáteis.

Teste ambiental

Para evitarmos desvios nas medidas, todos os testes foram realizados em uma mesma máquina. Cada medição foi realizada três ou mais vezes, tendo como resultado final a sua média. Para a coleta dos dados, utilizamos um computador recém-formatado com as seguintes configurações:

  • Modelo: Dell Vostro;
  • Processador: Intel Core 2 Quad de 2,66 GHz;
  • Memória: 4 GB de memória RAM;
  • Placa de vídeo: Intel G41 Express;
  • Sistema operacional: Windows 7 Home Premium 32-bits.

Instalação

A menos que você utilize o Windows XP ou Vista, o processo de instalação não será automático. No Windows 7, por exemplo, o usuário deve cancelar o autorun do CD de instalação, localizar o dispositivo manualmente dentro dos dispositivos do sistema e então “atualizar” o drive. Felizmente, o processo é ilustrado em um manual nas mais diversas línguas (incluindo o português).

Assistente de instalação

Além do driver correto, o processo adiciona automaticamente os diversos programas da suíte do MobbileOffice (a mesma do modelo S400, já analisado pelo Tecmundo). A instalação dos componentes é demorada e leva cerca de 30 minutos. Ao final, o usuário é acompanhado para uma breve calibragem e, feito isso, o produto já está pronto para o uso.

Softwares

De um modo geral, a suíte de programas do Plustek MobbileOffice S420 é bastante variada e cobre as principais exigências de um escritório comum. Com exceção do Presto! Page Manager, seus softwares têm uma aparência simples e desatualizada. Se isso compromete seu visual, por outro lado garante sua compatibilidade com versões mais antigas do Windows.

Plustek MobbileOffice S420

Logo após a instalação do componente, um aplicativo com o mesmo nome do scanner surge na Bandeja do sistema (systray). Além de monitorar as atividades do aparelho, através dele configuramos a função de seus botões (PDF e Scan).

O programa auxilia na configuração dos botões

Apesar da sua grande quantidade de opções, o programa é fácil de ser utilizado: basta selecionar um dos botões e escolher os parâmetros da digitalização como a pasta destino e em qual programa da suíte o documento será aberto. O software pode até travar diante de parâmetros inesperados, mas em instante algum comprometeu a estabilidade do sistema.

Presto! Page Manager 7.10

Trata-se do principal programa do pacote. Ele permite que o usuário examine os documentos e os encaminhe para outros programas do seu computador. É bastante fácil de ser utilizado: mesmo sem qualquer configuração prévia, bastou um clique sobre a opção “WordPad” para que a digitalização fosse convertida em texto e enviada para o Microsoft Word 2010.

NewSoft Presto! ImageFolio 4.5

Software simples para o tratamento de imagens. Por mais que ele ofereça algumas ferramentas a mais do que o Paint padrão do Windows, todos os seus recursos são básicos. O software evidencia que o foco da suíte MobbileOffice não está na digitalização ou no tratamento de imagens.

O pacote conta com um editor de imagens bastante simples

Plustek DI Capture

Como alternativa à digitalização pelos botões do aparelho, o Plustek DI Capture oferece assistência ao processo. Também permite a visualização do documento e breves edições como recorte e giro da página.

Hotcard BizCard Finder 3.0

É um programa para a criação de banco de dados a partir de cartões. Além de não apresentar compatibilidade com o Presto! Page Manager, o software não reconhece automaticamente o scanner. Sua interface possui uma tradução falha para o português e é pouco intuitivo.

Plustek DocTWAIN

Mesmo que não possua uma interface gráfica, esse é o programa responsável em converter a digitalização para diferentes formatos de texto e imagem. Funcionou durante todos os nossos testes.

ABBYY FineReader 9.0 Sprint

É ele quem converte a imagem digitalizada em documentos de texto. É integrado aos demais softwares do pacote e também não possui interface própria. Possui 183 idiomas em seu banco de dados e trabalha de maneira rápida discreta.

Teste de velocidade

Para medir a velocidade de captura do Plustek MobbileOffice S420, utilizamos uma folha de tamanho A4. Medimos o tempo desde o instante em que o botão foi pressionado até a visualização completa do documento na tela. Vale lembrar que o tempo de captura não variou quando alteramos a forma de alimentação do scanner.

O aparelho é portátil e veloz

No primeiro teste, utilizamos a taxa de 300 dpi e limitamos as cores para apenas tons de cinza (padrões recomendados para a captura de textos). O tempo de escaneamento foi cerca de apenas 10 segundos, comprovando grande eficiência para a captura de documentos.

Em um segundo momento, adotamos as configurações de 600 dpi e 24 bits de cor (qualidade máxima, ideal para a captura de fotos). Em média, o dispositivo levou 30 segundos para varrer toda a extensão da página e 34 segundos para exibir o resultado na tela.

Teste de precisão de leitura

O objetivo desse teste é identificar até que ponto o scanner é capaz de identificar palavras e caracteres de fontes comuns (Times New Roman, Calibri e Cambria). Para tal, digitalizamos sequências de palavras, letras, números e símbolos em tamanhos cada vez menores. Utilizamos o Presto! Page Manager a uma taxa de 300 dpi e somente tons de cinza.Eficiente para a captura de textos (Fonte da imagem: Plustek/Divulgação)

O resultado foi bastante satisfatório: até o tamanho de fonte 10, os erros eram bastante raros e os textos mais comuns eram capturados praticamente livres de enganos. Para o tamanho de fonte 9 ou abaixo, erros em símbolos, números e em acentuações gráficas começam a se tornar comuns, mas as letras permanecem dentro de um padrão aceitável. Somente com fonte no tamanho 6 ou inferior as trocas se tornaram constantes.

Teste de qualidade de imagem

Para testar a qualidade de captura de imagens, utilizamos fotos e impressões ricas em detalhes. Adotamos ainda a maior taxa de qualidade do aparelho (600 dpi e 24 bits de cores).

Notamos um breve empobrecimento no número de cores, dando às imagens uma aparência desbotada. Também percebemos o surgimento de uma acentuada granularidade, com pixels de cores muito diferentes intercalados para a composição de algumas tonalidades. Mesmo quando reduzimos o tamanho das imagens, sua aparência era borrada.

AmpliarImagens granuladas e com baixa definição

Caso o papel seja muito maleável ou a folha não esteja bem apoiada no scanner, é comum que o alimentador não corra perfeitamente, distorcendo a captura de materiais de alta qualidade. Notamos ainda a formação de linhas transversais devido à reflexão excessiva. O teste deixou claro que o Plustek MobbileOffice S420 é bastante fraco para a captura de imagens.

Conclusão

Apesar de se tratar de um aparelho caro para a categoria de scanners portáteis, o Plustek MobbileOffice S420 se mostrou bastante rápido e eficiente para a captura de documentos de texto. Mesmo quando utilizado de maneira portátil, a qualidade das digitalizações não sofreu mudanças, fazendo dele um companheiro fiel para viagens de negócios.

O fato de ele possuir um suporte para mesas facilita seu manuseio em escritórios e até mesmo em dois computadores. Porém, isso não colabora para uma melhor captura de imagens coloridas e ricas em detalhes. Se você busca essa finalidade, melhor desconsiderar o MobbileOffice S420 e buscar um modelo que não seja portátil. (Fonte da imagem: Plustek/Divulgação)

Quando comparado ao modelo MobilleOffice S400, a qualidade de captura do S420 é basicamente a mesma. Suas vantagens são: uma velocidade superior (cerca de 4 vezes mais rápido), a conectividade com dois computadores simultaneamente e a possibilidade de alimentação por tomada. Também é um pouco maior e mais pesado que o S400, mas a diferença é realmente pequena.

A suíte de programas do scanner está um pouco desatualizada e nem todos os programas se adequam bem aos sistemas operacionais mais modernos. Caso você não se importe com isso ou em gastar um pouco a mais por um aparelho ideal apenas para a captura de textos, o Plustek MobbileOffice S420 se mostrará eficiente e versátil.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.