Quem usa o computador no dia a dia talvez não tenha muitos problemas com espaço para armazenamento, já que os HDs apresentam capacidades cada vez maiores a preços acessíveis, mas quem opta por celular ou tablet acaba passando alguns apertos.

Primeiramente, é preciso pensar que nem todo smartphone tem entrada para cartão micro SD. Além disso, mesmo com um cartão instalado, o espaço pode acabar rapidinho para quem costuma salvar um grande número de músicas, imagens e vídeos no telefone.

Como resolver? Bom, muitas pessoas já estão habituadas a fazer backups na nuvem (com serviços como o Dropbox e o Google Drive) ou a conectar o cabo USB e tirar aquilo que não está mais em uso. São métodos eficientes, mas que dão algum trabalho e exigem um computador ou uma conexão de internet.

Pensando nesses problemas, a SanDisk desenvolveu um produto que vem como uma solução definitiva. O pendrive Connect Wireless Stick promete servir como um dispositivo de armazenamento que não necessita de fios e é compatível com Android, iOS e computadores.

Design elegante

Quem vê esse pendrive da SanDisk não imagina que ele guarda tantas surpresas. Por fora, o produto é bem parecido com aparelhos similares. De tamanho diminuto, com conexão USB na ponta e uma tampinha transparente, ele se mostra bem simples, mas muito bonito.

Aliás, falando em visual, temos que ser sinceros e admitir que a fabricante fez um trabalho de qualidade em sua concepção. A parte superior conta com uma textura composta por pequenos hexágonos com relevo e, na ponta, há a logotipo da SanDisk.

A tampa, em tom mais escuro e translúcido, traz o ícone do WiFi, indicando a funcionalidade especial do produto. Na lateral, há apenas um botão para ligar o componente. Na parte de baixo, há todas as especificações de fábricas obrigatórias (incluindo certificado da Anatel) e um orifício para que você possa usar o pendrive como chaveiro.

Como funciona?

O conceito desse pendrive da SanDisk é muito interessante, já que você não precisa conectá-lo em lugar algum para acessar os documentos armazenados. Ele tem um botão de energia na lateral que serve para ativar o funcionamento. Ao pressioná-lo, um LED começa a piscar na parte superior, indicando que ele está acessível.

Uma vez feito isso, basta usar o celular ou o tablet para se conectar à rede sem fio própria do aparelho (o Connect Wireless Stick vem com um SSID de fábrica e sem senha, mas você pode alterar tais opções). Pronto, agora você já pode gerenciar as configurações, explorar os arquivos disponíveis ou enviar mais dados para a memória do seu pendrive wireless.

Esse modo de funcionamento wireless é útil para fazer backup dos aparelhos portáteis, porém não é ideal para quem usa o computador, uma vez que ele tem a conexão USB, que garante maior velocidade na transferência dos dados. Vale mencionar ainda que um PC ou outro dispositivo com USB é essencial para recarregar a bateria do pendrive. Só ficamos decepcionados porque a fabricante ainda não apostou no USB 3.0 para esse dispositivo.

E como fica a internet? Conforme comentamos, a conexão com o Connect Wireless Stick se dá através de uma rede própria. No entanto, isso não quer dizer que você vai ficar sem navegar. Uma vez dentro do app da SanDisk, é possível configurar a internet no pendrive, de modo que ele estará acessível mesmo quando você conectar seu celular à sua rede doméstica.

Aplicativo e bateria

Falando no app SanDisk Connect, ficamos surpresos com a solução desenvolvida pela fabricante. Com interface descomplicada, o usuário pode explorar os arquivos armazenados rapidamente, enviar novos arquivos (e até configurar para realizar backup automático da galeria do celular) e gerenciar as configurações.

A tela inicial apresenta as pastas do pendrive, e bastam alguns toques para encontrar aquelas fotos da festa que ficaram ótimas. Na parte lateral esquerda, um menu suspenso dá acesso às demais funcionalidades e configurações. Aqui, você pode configurar o SSID, a senha, o WiFi e outras preferências. É um app rápido e fácil.

Outro ponto importante que vale mencionar é a duração da bateria. De acordo com a fabricante, o Connect Wireless Stick vem com componente energético capaz de prover até 4h30 de funcionamento, o que é um tempo baixo, mas que serve para situações de emergência.

Em nossos testes, deu pra acessar os arquivos até por mais tempo (passamos mais de 8 horas acessando arquivos), mas é importante ressaltar que tudo depende do modo de uso. Assistir a vídeos armazenados no pendrive e fazer uploads constantemente consome mais energia. Durante nossas verificações, acessamos poucos arquivos, e o WiFi até desligou em alguns casos, portanto isso precisa ser levado em conta.

Vale a pena?

O pendrive SanDisk Connect Wireless Stick é uma solução inovadora que chega para atender ao consumidor que tem um celular com pouco espaço de armazenamento ou que simplesmente quer poupar a memória de seu aparelho realizando backups descomplicados.

Com visual elegante, bateria interna com autonomia razoável, conexão USB 2.0 e aplicativos inteligentes para Android e iOS, esse pendrive oferece versatilidade e praticidade ao usuário. Ele está disponível em versões com 16 GB, 32 GB, 64 GB, 128 GB e 200 GB, entregando espaço de sobra mesmo para quem faz muitos backups.

Em nossas pesquisas, encontramos o modelo mais básico (com 16 GB) por preços próximos a R$ 200, o que é um valor bem aceitável considerando os benefícios obtidos. Obviamente, conforme a capacidade aumenta, o preço por gigabyte cai consideravelmente, então dá para adquirir o modelo de 64 GB por aproximadamente R$ 400.

Levando em conta a proposta diferenciada e os preços, que estão dentro do aceitável, acreditamos que a SanDisk tem aqui um produto que pode acabar sendo muito procurado. O investimento vale a pena, por isso recomendamos esse pendrive para quem necessita de mais espaço de armazenamento, mas não quer depender de fios.

Cupons de desconto TecMundo: