menu
Logo TecMundo
The BRIEF

Samsung está tornando seu sistema de Internet das Coisas um serviço aberto

Empresa quer incentivar outras companhias a criar um ecossistema comum para aparelhos que usam a Internet das Coisas

schedule06/01/2015, às 14:33

Samsung está tornando seu sistema de Internet das Coisas um serviço abertoFonte: SmartThings

Imagem de Samsung está tornando seu sistema de Internet das Coisas um serviço aberto no site TecMundo

É claro que qualquer aficionado por tecnologia já sonhou ao menos uma vez ter uma casa completamente conectada pela “Internet das Coisas”. Mas sempre que pensamos, há aquele temido problema: de nada adianta ter eletrodomésticos prontos para utilizar essa tecnologia se ela só funciona com uma porcentagem de aparelhos disponíveis no mercado.

A Samsung, uma das gigantes a investirem pesado na área, sabe bem disso. Assim, a empresa anunciou, em sua conferência da CES 2015, que está tornando o seu sistema SmartThings Hub uma plataforma completamente aberta, sem limitação para um sistema operacional específico.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

“Existem muitos aparelhos lá fora que estão prontos para fazer parte da Internet das Coisas”, começou o co-presidente da Samsung BK Yoon. “Eles têm o que é preciso em sensores, poder de processamento e conectividade. Isso é o que faz um aparelho IdC”, continuou.

“Nós precisamos de um ecossistema aberto para que aparelhos IdC trabalhem juntos. E nós precisamos colaborar entre indústrias. A Samsung está preparada para ter um papel de liderança aqui... Nós podemos trazer os benefícios do IdC apenas se todos os sensores e dispositivos trabalharem entre si. É por isso que, hoje, em nome da Samsung, eu estou fazendo uma promessa: nossos componentes e dispositivos IdC serão abertos”.

undefinedAlguns dos aparelhos já disponíveis a utilizar a tecnologia da SmartThings

Um futuro conectado

Tamanho investimento na tecnologia pode deixar muitos surpresos, mas o fato é que isso não vem à toa: a Samsung planeja ter quase todo o seu catálogo de produtos com suporte à Internet das Coisas. “Até 2017, 90% de todos os produtos da Samsung serão aparelhos IdC, e isso inclui todas as nossas televisões e dispositivos móveis...” explicou Yoon.

Um dos passos que ela vai tomar para isso, em breve, é lançar uma nova versão de seu SmartThings Hub, já na segunda metade de 2015. De acordo com o blog oficial da SmartThings, o aplicativo vai trazer um processador mais poderoso e um motor de aplicativo local, além de uma bateria auxiliar embutida e uma conectividade celular expandida. A ideia é que seus aparelhos IdC possam continuar funcionando, mesmo sem uma fonte de energia ou internet.

Outra das novidades prometidas pela empresa é um novo aplicativo para o Gear S, que permitirá a você controlar todos os seus aparelhos com o SmartThings Hub através do smartwatch. Mas essas são apenas algumas das apostas da Samsung na tecnologia, é claro – e não seria surpresa ver a empresa anunciando ainda mais sobre o assunto em breve (quem sabe, junto do lançamento de sua nova versão do serviço?).