LG firma parceria com fabricante de telas com a tecnologia QLED

2 min de leitura
Imagem de: LG firma parceria com fabricante de telas com a tecnologia QLED

Tecnologia QLED

Fonte da imagem: Divulgação/QD VIsion

A briga entre as diversas tecnologias de displays existentes está prestes a aumentar, com a possível chegada de uma nova alternativa. Trata-se do QLED (Quantum dot LED, desenvolvido pena QD Vision), uma tela que promete ser mais barata, mais fina, consumir menos energia e apresentar cores mais vivas. A novidade é a parceria entre a LG Display e a QD Vision, que pretende acelerar a vinda da tecnologia ao mercado.

Displays melhores e mais baratos

Ainda em fase de desenvolvimento, o QLED já promete ser um sucesso, reunindo todas as características que as pessoas querem em uma tecnologia só. A primeira vantagem é que, segundo a empresa fabricante, as cores em um display de QLED são muito mais vivas e próximas da realidade do que em qualquer outra tela.

Além disso, a espessura do display pode ser menor ainda do que a atual, pois os componentes do QLED são ultra-finos e flexíveis. Quem imagina que tantas boas notícias vão custar uma fortuna pode ficar tranquilo. Segundo a QD Vision, o QLED tem um custo de manufatura menor do que as outras tecnologias existentes. Além disso, esse tipo de tela consome menos energia do que outros modelos.

A parceria com a LG Display é uma grande novidade e pode contribuir para trazer o QLED para as mãos do consumidor em breve. As duas empresas estariam desenvolvendo a tecnologia inclusive para o setor de segurança, que poderia contar com displays com melhor qualidade de imagem e cor.

Samsung investe no painel Super PLS

Tela com painel Super PLS

Fonte da imagem: Divulgação/Samsung

Enquanto a LG Display firma parceria com a QD Vision para apresentar o QLED ao mundo, a Samsung apresenta um protótipo de display LCD com painel Super PLS, tecnologia que seria muito superior ao atual IPS.

Em uma comparação entre diferentes tipos de tela, a Samsung mostrou melhorias de imagem com sua nova tecnologia. Essas melhorias estariam ligadas principalmente ao ângulo de visão do display, que seria bastante aumentado com o uso do painel Super PLS. A imagem a seguir mostra uma comparação entre uma imagem em uma  tela com painel IPS (esquerda) e a mesma imagem em um painel Super PLS:

Comparação entre modelos de telas

Fonte da imagem: Divulgação/Samsung

Com todas essas melhorias em vista, quem ganha é principalmente o consumidor, que tem muito mais opções de escolha e mais qualidade. Além disso, com a concorrência cada vez maior, é possível que vejamos os preços das televisões e monitores caírem mais ainda no futuro.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.