Samsung e Xiaomi podem utilizar memórias três vezes mais rápidas em 2015

1 min de leitura
Imagem de: Samsung e Xiaomi podem utilizar memórias três vezes mais rápidas em 2015
Imagem: Samsung

Informações vindas do site ETNews indicam que a Samsung pode estar se preparando para investir pesado em um novo tipo de memória para seus próximos smartphones. Para tal, ela utilizaria memórias Flash UFS 2.0 NAND, que permitiriam uma taxa de transferência de dados de até 1,2 GB por segundo. Em comparação, os smartphones mais potentes atualmente usam memórias Flash eMMC NAND, que alcançam apenas 400 MB/s.

Para quem nunca ouviu falar nessa tecnologia, nós explicamos. O UFS (“Universal Flash Storage”) combina um sistema de armazenamento de estado sólido com um cartão MMC extremamente eficiente. Com isso, eles são capazes de alcançar as velocidades citadas acima, ao mesmo tempo em que apresentam um baixo consumo de energia – aproximadamente metade do gasto de um eMMC 5.0, mais especificamente.

E não pense que a Samsung é a única interessada em trazer essa tecnologia ao mercado: a Xiaomi também estaria se preparando para trazer o UFS para seus aparelhos em um “modelo de próxima geração”. Logo, pode esperar algo assim no próximo smartphone principal da empresa em 2015.

UFS, em um futuro próximo

Enquanto não temos nenhuma informação totalmente tangível confirmando as suspeitas, mais rumores indicam que o plano da Samsung é substituir os cartões SD e Micro SD por versões que utilizam UFS, embora de maneira gradual. Quanto aos planos da Xiaomi, esses são um grande mistério.

Ao menos, em compensação, o ETNews conseguiu entrar em contato com a gigante sul-coreana e questionar sobre o assunto. Em resposta, a Samsung disse que vai “começar a aplicação [do UFS] centrando nos smartphones principais”; junto disso, ela também mencionou de que ele deve estar em um celular a ser lançado no próximo ano, cujas especificações “ainda não foram finalizadas”. Não é preciso ser nenhum gênio para imaginar de que se trata do Galaxy S6 – é melhor esperarmos um anúncio especial para termos certeza, no entanto.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.