Samsung vai apresentar novo chipset com oito núcleos em 2013

1 min de leitura
Imagem de: Samsung vai apresentar novo chipset com oito núcleos em 2013

(Fonte da imagem: Reprodução/SlashGear)

A Samsung deve estrear no dia 19 fevereiro de 2013 seu primeiro produto baseado na arquitetura big.LITTLE, tecnologia desenvolvida pela ARM. Enquanto metade dos processadores da novidade vai ser destinada a trabalhos considerados cotidianos, os demais vão se responsabilizar por lidar com tarefas que exigem uma carga intensa de processamento.

O dispositivo, constituído por núcleos Cortex A15 de 1,8 GHz e Cortex7 de 1,2 GHz, deve ser demonstrado durante a International Solid State Circuits Conference. A proposta do produto é conciliar o baixo consumo energético esperado de um aparelho portátil com a demanda por desempenhos cada vez mais eficientes por parte dos consumidores.

Apesar de oferecer um desempenho menor do que o visto no iPhone 4S ou no Galaxy Nexus, o núcleo A7 deve trazer grandes benefícios ao novo chipset, especialmente no que diz respeito ao consumo de energia. Segundo a ARM, atualmente 14 fabricantes de aparelhos eletrônicos possuem os direitos para trabalhar em suas próprias versões da arquitetura big.LITTLE.

Estreia incerta

Vale notar que, apesar de apresentar oito núcleos, o novo processador não foi desenvolvido para que todos eles operassem de maneira simultânea. Cada CPU com quatro núcleos trabalhará de forma independente, e a decisão sobre qual delas será ativada vai depender do número de processos ativos em cada situação de uso.

(Fonte da imagem: Reprodução/SlashGear)

Até o momento, não há expectativa de quando um produto da Samsung deve estrear a nova tecnologia. Porém, há grande probabilidade de que a nova arquitetura seja usada pela primeira vez no sucessor do Nexus 10, já que a próxima geração do smartphone Galaxy S ainda deve apresentar um processador quad-core.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.