Samsung registra tecnologia de profundidade de campo artificial

1 min de leitura
Imagem de: Samsung registra tecnologia de profundidade de campo artificial

Ampliar (Fonte da imagem: Photography Bay)

Um pedido de patente publicado na última quinta-feira (14 de julho) mostra que a Samsung desenvolveu uma nova tecnologia para dar maior profundidade de campo às fotos capturadas por câmeras compactas. Para obter o efeito, a companhia imaginou o uso de duas lentes pelo mesmo equipamento, cujas imagens se complementam para um resultado final mais satisfatório.

Segundo a patente registrada pela companhia, a nova tecnologia traz mais profundidade e realismo às cenas fotografadas. Algo semelhante pode ser feito usando programas de edição de imagens, porém a novidade traz a vantagem de realizar o processo de forma totalmente automática assim que o usuário aperta o botão para tirar fotografias.

Fotografias com maior qualidade

Enquanto uma das lentes registra o cenário de forma normal, a outra captura a cena com uma resolução menor, obtendo um resultado propositalmente borrado. Um software próprio da câmera combina os dados obtidos em uma só fotografia, nos quais os elementos em segundo plano são mostrados de forma ligeiramente desfocada.

(Fonte da imagem: Photography Bay)

Tecnologias que prometem corrigir erros e aumentar a profundidade de câmeras compactas não são exatamente uma novidade. Porém, a técnica desenvolvida pela Samsung é a primeira a apostar no uso de duas lentes complementares, de forma bastante semelhante ao que é feito pelas câmeras que capturam imagens tridimensionais.

Caso a companhia consiga incorporar o novo recurso sem aumentar o preço dos aparelhos, pode representar uma verdadeira evolução para o mercado de câmeras compactas. Todos os detalhes sobre a nova tecnologia estão disponíveis online no site Photography Bay. Para acessar o pedido de patente (em inglês), clique aqui.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.