Futuro chip Exynos da Samsung terá arquitetura de 10nm e clock de até 4 GHz

1 min de leitura
Imagem de: Futuro chip Exynos da Samsung terá arquitetura de 10nm e clock de até 4 GHz

A Samsung tem demonstrado que não quer ficar para trás na corrida dos chips para dispositivos móveis. Depois de entregar o Galaxy Note 7 equipado com o Exynos 8890 – que possui arquitetura de 14 nanômetros –, a empresa sul-coreana já está trabalhando com o seu futuro sucessor, o Exynos 8895, que deve ser produzido em um processo de fabricação de 10 nm.

Essa informação foi compartilhada por diversos portais chineses e surpreende porque nem mesmo a Intel está cogitando trabalhar com essa tecnologia em um futuro próximo. O chip Exynos 8895 deve equipar os próximos smartphones da Samsung, como o sucessor do Galaxy S7 e do Galaxy S7 edge, além do próximo Galaxy Note.

Chipset Exynos 8890, processador que equipa o atuais tops de linha da Samsung

Extremamente rápido

Ainda de acordo com informações vazadas, a redução na arquitetura vai providenciar um ganho considerável de performance e economia de energia. Esses aspectos devem colocá-lo como um forte concorrente dos chips que serão lançados simultaneamente, denotando que a Samsung realmente tem potencial nessa disputa. No geral, o Exynos 8895 será um processador com uma melhor autonomia, o que também resultará em uma execução sem elevados índices de temperatura.

Porém, o aspecto que mais surpreende é a promessa de que esse chip seja extremamente veloz.  A projeção é de 4 GHz nos núcleos mais potentes e 2,7 GHz nos Cortex-A53, usados para atividades mais básicas. É claro que a implementação do Exynos 8895 não precisa necessariamente aproveitar toda essa velocidade, que ainda está em fase experimental, mas promete. O modelo antecessor – o Exynos 8890 –, por exemplo, foi testado em frequências que chegava a 3 GHz, mas chegou ao mercado com frequência máxima de 2,3 GHz nos quatro núcleos.

Questionados sobre a possibilidade de o chip esquentar ao rodar com frequências tão altas, as mesmas fontes que vazaram essas informações afirmaram que o Exynos 8895 vai produzir tanto calor quanto um processador de 3 GHz. Essa é, inclusive, a velocidade que está sendo atribuída ao Snapdragon 830, aguardado chipset da Qualcomm que vai concorrer diretamente com o chip da Samsung. Com certeza teremos uma briga boa por aí e provavelmente veremos o padrão de 10 nanômetros de estabelecer com relativa facilidade.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.