Review: computador Samsung All-In-One E5 TV

8 min de leitura
Imagem de: Review: computador Samsung All-In-One E5 TV

A Samsung tem uma vasta linha de computadores, sendo conhecida principalmente por seus notebooks compactos, laptops intermediários e ultrafinos de luxo. Todavia, você sabia que a marca também tem uma série de PCs do tipo “tudo em um” bem completa?

Pois é, a família Samsung AIO é composta por modelos All-In-One, que entregam boas opções de hardware e funcionalidades para quem precisa de uma máquina completa e que ocupe pouco espaço.

Recentemente, a fabricante nos enviou o All-In-One E5 TV para testes. Trata-se de uma versão mais robusta, já equipada com receptor de televisão digital. O computador em questão ainda conta com uma lista de especificações bem atualizada, sendo também ideal para conectar aparelhos externos na porta HDMI. Será que ele tem tudo para ser seu próximo PC?

Especificações

Design moderno

Computadores do tipo All-In-One não são nenhuma novidade, mas a verdade é que os designs desses modelos ainda chamam muita atenção. A concentração do hardware completo de um computador em uma única tela é algo que impacta visualmente, já que temos a ausência do gabinete, uma vez que todas as peças ficam instaladas na base ou na traseira do monitor.

É claro que apenas tal característica não é suficiente para convencer o consumidor da beleza do produto — ainda mais em um mercado com tantas marcas —, então é necessário que a fabricante se empenhe na concepção do produto. A Samsung sempre fez um bom trabalho, então não é surpresa nenhuma ver que o AIO E5 TV se destaca com um design bem moderno.

O aparelho todo na cor branca conta com bordas relativamente finas, que garantem um bom espaço de respiro ao redor da tela e criam uma composição bastante agradável. Os cantos arredondados são bem chamativos, ainda mais porque combinam muito com a base do computador.

A frente tem um arranjo muito interessante, com poucos elementos visíveis. O destaque fica para o logotipo na parte de baixo, a câmera no topo e botões de volume e fonte no canto inferior direito. Atrás, temos todas as conexões e o botão de energia, que fica estrategicamente escondido.

A carcaça do Samsung E5 TV é de plástico, o que permite uma composição bonita com superfícies reflexivas. Os materiais utilizados na construção do produto são de boa qualidade e alta resistência, então dificilmente você verá pequenos danos ao visual em decorrência do uso ou de pequenos incidentes.

Gostamos das boas ideias para o sistema de refrigeração, que tem saídas na parte traseira e não incomodam o usuário. O cuidado no design da parte traseira, com curvas bem acentuadas, aliás, é algo um tanto raro. Certamente, esta máquina fica muito bem instalada em escritórios ou salas de recepção.

Apesar de boas ideias no design, como o ajuste da tela com rotação para baixo e para cima, sentimos falta de regulagens de altura da tela. Estas são características incomuns em All-In-Ones, mas a inovação poderia ser um diferencial, ainda mais porque a falta de ajuste é prejudicial na hora de usar a webcam.

Periféricos bem básicos

Junto com o E5 TV, a Samsung ainda envia um teclado (padrão ABNT2), um mouse do tipo óptico e um controle remoto pra a televisão. Com tais componentes, o computador fica completo, de modo que você não precisa de mais nenhum item para começar a usá-lo.

O teclado com cantos arredondados tem bordas que imitam o acabamento do computador, porém a superfície ao redor das teclas e os próprios botões são de um material plástico diferente, mais fosco, que não combina com o PC. Em questão de qualidade, as teclas também não impressionam muito e devem apresentar desgastes notáveis para usos prolongados.

O mouse que vem com o conjunto não é nada extraordinário. Novamente, temos aqui uma peça que conta com arranjos visuais que tentam criar uma composição coerente com as demais peças, porém o material plástico usado é distinto, algo perceptível até pela cor mais clara. As linhas decorativas também podem destoar um pouco.

O controle remoto que acompanha o PC também não parece ter sido projetado para esta máquina. O produto em questão é muito similar aos das TVs Samsung. Nada de anormal aqui, mas certamente um dispositivo na cor branca seria mais adequado. Apesar da boa intenção, o conjunto não é tão chamativo e pode incomodar os consumidores mais exigentes.

Tela de boa qualidade

A tela do Samsung E5 TV tem tamanho razoável para o uso em escritório ou mesmo em casa. O display de 21,5 polegadas garante boa experiência para o uso do sistema, bem como para vídeos e joguinhos. Uma característica interessante desse modelo é que, caso você use o PC na sala ou para reuniões, ainda é possível aproveitar a saída de HDMI para projetar em uma TV maior.

Bom, ainda sobre o display, a resolução Full HD é bastante satisfatória, já que entrega alta definição em uma tela desse tamanho. Seja para trabalhar com aplicativos de edição de imagens, para curtir vídeos ou para jogos, a qualidade da tela é suficiente para uma experiência confortável.

Os níveis de brilho e contraste da tela são bem regulados, sendo que a superfície do tipo fosco evita reflexos incômodos em ambientes mais iluminados. É claro que estamos tratando aqui de uma máquina para uso doméstico ou corporativo, então não espere um colorido excepcional se a sua ideia é usar aplicativos que demandam fidelidade de cores.

Desempenho ideal para o dia a dia

A configuração de hardware do Samsung E5 TV é bem equilibrada para tarefas básicas. Com processador Intel Core i5-6200U, modelo costumeiramente utilizado em notebooks, este PC entrega boa performance para rodar apps comuns e até tem algum potencial para a execução de softwares pesados como Photoshop.

Sim, é claro que até um Pentium ou um Celeron pode rodar apps desse tipo, mas lidar com programas pesados e entregar bons resultados não é para qualquer chip. Este Intel Core tem dois núcleos, mas pode trabalhar com até quatro threads, o que dá boa vantagem em algumas situações. Ele roda com clock de 2,3 GHz normalmente e pode chegar a 2,8 GHz em ocasiões que demandam mais performance.

Outra qualidade que vale ser mencionada é a quantidade de memória RAM, que vem a calhar para quem trabalha o dia todo e não pode abrir mão de alguns aplicativos. Equipado com 8 GB de memória do tipo DDR3L, este Samsung pode rodar vários apps ao mesmo tempo (incluindo o Google Chrome com várias abas, que consome muitos recursos), o que é algo bastante positivo.

Para armazenamento, o HD de 1 TB é mais do que suficiente, porém sentimos falta de um componente do tipo SSD, que poderia acelerar consideravelmente o carregamento do sistema e dos programas. Aliás, até mesmo um HD de 7.200 RPM com melhores especificações já poderia fazer muita diferença. Nesse ponto, nós achamos que a Samsung poderia ter feito um trabalho mais consistente.

O chip de vídeo é o Intel HD Graphics 520. Ele é suficiente para execução de vídeos em alta resolução, aplicativos de imagem e jogos da loja do Windows. Títulos mais pesados (como Batman Arkham City) até podem funcionar, mas é preciso desativar filtros e diminuir a resolução para 720p. Agora, games recentes (como Ghost Recon Wildlands) não devem funcionar, até porque este não é um PC para jogos.

Extras

O sistema sonoro do Samsung E5 TV é até bem razoável. Ele tem dois alto-falantes de 4 watts, o que resulta em um conjunto de 8 watts estéreo, ideal para ambientes pequenos e menos barulhentos. Os componentes de som ficam posicionados na parte inferior da tela e garantem um som bem distribuído.

A qualidade dos alto-falantes é boa, com uma equalização que pende bastante para os agudos e médios. É uma combinação sonora interessante para curtir vídeos no YouTube ou na Netflix. Contudo, se você prefere curtir suas músicas com alta qualidade, é possível usar a saída para fones, na parte traseira, ou as portas USB para headsets modernos.

Assim como outros PCs similares, o receptor de TV digital funciona sobre o Windows, em um aplicativo próprio da Samsung. A qualidade de sinal depende da sua antena externa, já que o computador não traz tal componente. As funções de televisão são bem simples, mas a experiência é satisfatória. Nós achamos que seria melhor oferecer a função de TV em uma entrada separada, sem o uso de apps, já que facilitaria muito a utilização.

Sobre o controle remoto, ele foi projetado essencialmente para utilização no Windows, sendo que os botões já abrem funções específicas do sistema operacional. A navegação é bem simples e intuitiva, porém, em alguns casos, pode ser necessário usar o teclado e o mouse para determinadas tarefas.

Vale a pena?

No fim das contas, o Samsung E5 TV é um computador muito bonito para ambientes corporativos ou para quem pretende deixar a sala mais elegante. Em nossos testes, ele se mostrou adequado para tarefas de escritório e até para atividades mais pesadas, porém não espere uma performance incrível, já que o hardware é um tanto limitado, principalmente por conta do componente de armazenamento.

Além dessa questão da configuração interna, nós temos de ressaltar alguns desalinhamentos dos periféricos que acompanham o produto, já que isso deixa o conjunto menos interessante. Também não ficamos muito satisfeitos com alguns inconvenientes na parte de televisão, que só funciona no sistema.

Com preços que variam de R$ 3,2 mil a R$ 3,7 mil, o Samsung All-In-One E5 TV é uma opção que foge da realidade da maioria dos brasileiros. O valor está dentro do que é proposto por outras fabricantes para computadores desse tipo, mas nós achamos que ainda é um tanto salgado para as vantagens apresentadas.

Na verdade, se você comprar um PC desse tipo, boa parte do investimento se deve ao design. Então, se a sua ideia é adquirir uma máquina bonita — que use poucos cabos e deixe o ambiente elegante — para seu escritório ou para sua sala, certamente este Samsung pode ser uma boa opção, até porque ele tem preço mais camarada do que alguns concorrentes.

Agora, pensando apenas na questão da configuração e do preço, nós não temos dúvida de que o valor está bem acima daquele que você pagaria em uma máquina mais completa — mas que peca em design ou em praticidade. Por outro lado, se a sua ideia é jogar ou se você quer mais potência no dia a dia, certamente um All-In-One não é o modelo que você busca.

Assim, nós recomendamos o Samsung All-In-One E5 TV para quem se preocupa com design ou quer muito um PC com pouca bagunça de cabos. Claro, você também pode pensar em modelos mais modestos (com Intel Core i3 ou Celeron) e economizar um tanto, bem como pode aguardar promoções, que podem deixar o produto ainda mais interessante.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.