iWatch pode contar com sensores ópticos de oxigênio e batimentos cardíacos

1 min de leitura
Imagem de: iWatch pode contar com sensores ópticos de oxigênio e batimentos cardíacos

(Fonte da imagem: Reprodução/Canal iPhone)

O aguardado iWatch da Apple deve conter sensores ópticos para rastreamento de informações relacionadas à saúde e a exercícios, dizem as fontes do analista chinês Sun Chang Xu, do site Electrical Engineering Times. Segundo ele, os recursos devem incluir o monitoramento de níveis de oxigênio e frequência de batimentos cardíacos.

Embora a empresa da maçã também tenha considerado incluir acompanhamento dos níveis de glicose, métodos não invasivos para esse tipo de função se demonstraram bastante imprecisos, o que deve impedir o recurso de chegar ao produto final. Medidas de oxigênio e de frequência cardíaca já vinham sendo especuladas como prováveis partes do relógio inteligente, além de sensores de movimento, sono e níveis de hidratação, entre outros.

Listagens de empregos e contratações recentes da Apple dão credibilidade aos rumores de que o aparelho vestível da empresa deve incluir aspectos relacionados à saúde e à manutenção de boa forma física. Embora quais funcionalidades realmente estarão presentes no produto final ainda seja algo desconhecido, sabe-se que ele deve ser um aparelho versátil – e o uso de sensores ópticos parece ser algo bastante apropriado nesse sentido.

Dificuldades

(Fonte da imagem: Reprodução/Veja)

Os medidores ópticos de níveis de oxigênio sanguíneo costumam funcionar com base no envio e detecção de duas luzes com comprimentos de onda distintos, de forma que a diferença na absorção de cada uma indica a saturação do gás no sangue. Grande parte dos sensores desse tipo precisam ser presos a uma unha ou ao lóbulo da orelha, o que torna uma versão para pulsos difícil de desenvolver – embora isso não seja impossível.

Já o monitoramento de frequência cardíaca por sensores ópticos é uma tecnologia mais nova, que usa uma luz jogada sobre a pele para medir o luxo sanguíneo que passa pelos vasos capilares. No entanto, a tecnologia exigiria que o iWatch fosse preso de forma bastante apertada sobre o pulso, além de necessitar de uma calibração cuidadosa para evitar interferência por conta de movimentos e barulho.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.