Atom: novo roteador da Huawei é o menor do mundo

1 min de leitura
Imagem de: Atom: novo roteador da Huawei é o menor do mundo

Nesta terça-feira (3), a Huawei começou a divulgar para a imprensa o lançamento do seu novo roteador para provedores de acesso, chamado simplesmente de Atom Router. O fato mais curioso sobre essa novidade é que o produto é o menor do mundo dentro do seu segmento, tendo o tamanho de um dedo — a empresa não divulgou as medidas exatas.

O roteador permite a visualização de operação e manutenção da rede IP, com medições em tempo real do desempenho por usuário e por produto, além de oferecer mais serviços de valor agregado. Além de tudo isso, o Atom Router — que foi demonstrado no Broadband Latin America 2014, em São Paulo — pode ser facilmente implantado em qualquer nó da rede sem a necessidade de reconstrução.

Algo inteligente e simples de ser usado

A Huawei também afirmou que a sua novidade foi fabricada de maneira inteligente para atender ao mercado de tecnologia que está em constante mudança, com o foco na chamada “convergência fixa-móvel”. Dessa maneira, o Atom apresenta tecnologias fotoelétricas e chips NP em seu funcionamento.

O novo roteador Atom.

O aparelho funciona imediatamente ao ser conectado a uma rede já existente, como uma estação base, roteador ou switch. Também não há a necessidade de uma fonte de alimentação dedicada ou recursos adicionais no site, algo que deve permitir uma implantação rápida e de baixo custo.

O Atom Router também acompanha a evolução da rede, como a atualização de GSM/UMTS para redes backhaul de LTE /LTE-A, IPv4 para IPv6 e de centros de dados tradicionais para datacenters de próxima geração. Por fim, esses roteadores são habilitados para SDN (Rede Definida por Software), permitindo que as operadoras desenvolvam e forneçam aplicativos de serviço quando necessário.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.