3 coisas para fazer depois de se conectar a um novo roteador

1 min de leitura
Imagem de: 3 coisas para fazer depois de se conectar a um novo roteador

(Fonte da imagem: Reprodução/UOL)

Hoje em dia, roteadores são aparelhos importantes nas casas de muitas pessoas, já que o aparelho é um dos responsáveis por criar uma rede de internet em toda a residência. O problema é que muitos apenas instalam o aparelho e já começam a utilizá-lo sem tomarem precauções para aumentar a segurança do dispositivo.

Isso facilita a invasão por parte de pessoas mal-intencionadas, o que pode ser perigoso e fazer com que você sofra danos de diferentes tipos. Dessa maneira, o essencial é que sejam tomadas algumas atitudes simples, rápidas e práticas que melhoram a segurança do aparelho e, por consequência, da rede de internet da sua casa.

Se você não sabe como proceder, não se preocupe. Nós, do Tecmundo, separamos três passos para que você comece a “tratar melhor” o seu roteador.

1. Mantendo tudo em dia...

Ao comprar um roteador, é muito importante atualizar o firmware do aparelho. Isso porque você não sabe quanto tempo o dispositivo ficou parado na loja, de modo que um update para consertar qualquer tipo de falha, por exemplo, já pode ter sido lançado. Com isso, você evita problemas que já têm uma solução pronta.

2. Sim, é bom mudar de senha

(Fonte da imagem: Reprodução/HowtoGeek)

Os roteadores são vendidos com uma senha-padrão, sendo que normalmente elas não são realmente complexas. Logo, utilizar esse código no seu dia a dia não é aconselhável. Isso porque pessoas mal-intencionadas podem pesquisar pela internet as senhas de determinados modelos de dispositivos para invadi-los — e é claro que isso não seria bom pra você.

3. Sem acessos longínquos

Se você utiliza o roteador em casa, é muito provável que não vá precisar acessá-lo remotamente — afinal de contas, você só perceberia um problema estando no mesmo local que o aparelho. Por conta disso, o ideal é que você desabilite essa função, já que ela facilita o acesso de qualquer pessoa que queira ter acesso à sua rede de internet.

Rodada Bônus!

(Fonte da imagem: Reprodução/Flickr)

Outro conselho que pode ser dado é o de você alterar o nome da sua rede (SSID, se você preferir). Isso porque o título-padrão pode identificar o modelo do seu roteador, de modo que a outros podem realizar pesquisas na internet, por exemplo, para saber como burlar a segurança do aparelho. No entanto, evite colocar nomes que revelem informações pessoais, como “apto20” ou “casadojoão”.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.