Review: roteador ASUS RT-N14U Wireless-N300 Cloud Router

5 min de leitura
Imagem de: Review: roteador ASUS RT-N14U Wireless-N300 Cloud Router

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

O roteador WiFi é um equipamento que acaba quase sempre passando desapercebido por todos. Só nos lembramos do aparelho quando o sinal da internet desaparece, e geralmente depois de reclamar muito da operadora de serviços.

Entretanto, prestar atenção no roteador é muito importante para garantir uma navegação tranquila, principalmente em uma época em que a transferência de arquivos e o streaming de vídeos através do YouTube ou de serviços como o Netflix são tão comuns. Jogar online através da rede WiFi também exige um equipamento de qualidade e capaz de manter uma conexão constante.

Nós testamos o ASUS RT-N14U Wireless-N300 Cloud Router, um equipamento que vai muito além de simplesmente rotear o sinal WiFi para os seus gadgets móveis. A ASUS incluiu uma série de recursos interessantes no aparelho, incluindo conexão com o serviço iCloud e uma porta USB multifuncional, o que permite ampliar muito a gama de serviços do equipamento. O roteador opera na frequência de 2,4 GHz, mas pode transmitir dados a uma velocidade de 300 Mbps.

Aprovado

Design

A ASUS criou um design interessante para o RT-N14U. O estilo “black diamond” faz com que a superfície dele possua uma textura que simula a superfície de um diamante bruto: até mesmo os LEDs encontrados na frente do roteador brilham de forma distinta, dando um ar de bom gosto e exclusividade ao aparelho.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

O RT-N14U também pode ser posicionado em qualquer lugar facilmente, pois ele possui suportes para ser preso na parede e também acompanha uma base, que permite o posicionamento do aparelho em pé.

Facilidade de configuração

Felizmente, estamos em uma era em que a configuração de equipamentos eletrônicos e roteadores não é mais uma tarefa que exige muita experiência com computadores, permitindo que, em poucos passos, qualquer um resolva problemas mais simples sem muita dificuldade.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

O RT-N14U facilita essa tarefa com o EZ setup, que faz quase todo o trabalho sozinho. Basta ligar o roteador e acessá-lo via WiFi. Um passo a passo surge na tela, guiando você em todos os comandos.

Conecte o seu modem 3G diretamente no roteador

Uma vantagem do RT-N14U é a possibilidade de conexão 3G/4G direta, eliminando a necessidade de se fazer uma ponte entre um notebook ou até mesmo um celular com 3G. Esse recurso é especialmente útil para aqueles que moram em regiões onde não existe rede de dados física e é preciso depender unicamente do 3G para navegar.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

O recurso não é exatamente uma novidade, mas o aparelho da ASUS facilita a configuração e já traz os dados das operadoras brasileiras na memória. Para fazer tudo funcionar, basta acessar “Aplicativos USB”, depois “3G/4G” e selecionar o país e, em seguida, a operadora.

A vantagem de conectar o modem 3G/4G diretamente no roteador é a facilidade para compartilhar a internet com todos os computadores sem a necessidade de criar pontos de acesso através de celulares ou notebooks, solução que funciona, mas que está longe de ser a ideal.

ASUS AiCloud e compartilhamento de arquivos

O ASUS AiCloud permite que você se conecte aos seus arquivos de qualquer lugar que tenha internet. O recurso permite a ligação da rede doméstica com um serviço de armazenamento online, possibilitando o acesso aos arquivos a partir de um aplicativo instalado em seu smartphone ou tablet (Android ou iOS).

A ferramenta também permite o compartilhamento de arquivos através de links dedicados e gerenciados pelo AiCloud. Esses arquivos podem ficar armazenados em um disco externo conectado ao roteador através da porta USB. Para ter acesso a eles, basta digitar o endereço IP da máquina a partir de qualquer navegador.

O RT-N14U também permite o streaming de vídeo e áudio diretamente através de um disco externo conectado a ele: basta configurar o disco como media center.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Para completar, o roteador da ASUS conta com o aplicativo Download Master, permitindo que você possa baixar arquivos diretamente pelo roteador, eliminando a necessidade de manter o seu computador ligado enquanto os arquivos são baixados.

Segurança e praticidade

A segurança em uma rede interna é fundamental e, para garantir isso, o RT-N14U pode criar perfis diferenciados de acesso. O recurso “Rede Hóspede” é muito útil para quando você recebe visitas em casa ou instala esse equipamento em um local público (como um escritório). É possível definir tanto a quantidade de banda que será dedicada aos seus convidados quanto quais recursos da rede interna eles poderão acessar.

Além disso, também é possível definir um tempo de acesso máximo para cada conexão e determinar um método de autenticação individual; é como se o mesmo roteador transmitisse diversas redes sem fio independentes. O recurso pode ser configurado facilmente através da interface do roteador, facilitando a sua vida e garantindo a segurança da sua rede e dos seus dados.

Reprovado

Antenas com sinal limitado

Apesar de a falta de antenas proporcionar um visual mais “limpo” ao roteador, isso também afeta diretamente a qualidade do sinal, pois as antenas internas possuem um alcance relativamente limitado.

Para piorar a situação, não é possível substituí-las por antenas maiores sem que seja feita uma microcirurgia no roteador. Se a sua casa é grande, ou possui muitos “obstáculos” para o sinal, talvez seja mais interessante procurar um modelo com antenas externas.

Vale a pena?

Não são todos os roteadores domésticos que oferecem tantos recursos como o modelo da ASUS. A grande maioria resume-se a oferecer o roteamento de sinal WiFi e controlar as portas de conexão da rede.

Geralmente é preciso instalar um firmware alternativo, como o Open-WRT ou o DD-WRT para conseguir recursos extras. Vendo por esse aspecto, o RT-N14U mostra-se bastante eficiente, já que ele pode fazer o papel de um pequeno servidor de arquivos. O melhor de tudo é que a interface do roteador é bastante simples de mexer.

A ausência de antenas maiores limita um pouco o alcance do roteador, por isso, antes de instalar o modelo, é preciso analisar o local onde ele será posicionado. Na maioria das casas e apartamentos o alcance do sinal não deve ser um problema, desde que não existam muitos obstáculos no caminho. Mesmo assim, é preciso estar ciente da situação.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Em nossos testes, obtivemos resultados satisfatórios no streaming de games entre o PC e o NVIDIA Shield, mesmo estando em salas separadas.

O produto ainda não tem data e nem preço para chegar ao Brasil, mas, de acordo com a ASUS, esse modelo chega para substituir o RT-N13U, que custa em média R$ 220.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.