Quer trocar de roteador? Descubra se a melhor opção é 2,4 GHz ou 5 GHz

1 min de leitura
Imagem de: Quer trocar de roteador? Descubra se a melhor opção é 2,4 GHz ou 5 GHz

Está sentindo que já é hora de trocar de roteador? Pois bem, antes de sair comprando o mais vendido, o mais popular ou o mais barato, existem algumas questões a serem consideradas. A sua decisão deve depender não só do quanto você quer ou pode investir nele, mas também da sua necessidade. E entre as principais dúvidas na hora da aquisição está a questão da frequência de sinal.

Se você pensou em partir logo para um modelo que ofereça capacidade de frequência de até 5 GHz, saiba que alguns modelos de 2,4 GHz podem garantir uma conexão mais estável e rápida do que os modelos mais atuais e modernos, e existe um bom motivo para isso.

2,4 GHz ou 5 GHz? E agora?

Uma maior taxa de frequência não significa que a estabilidade e a velocidade da conexão serão melhores. Inclusive, o aumento da frequência pode resultar em uma piora nesses fatores. Caso você more em uma casa grande, espaçosa, com diversos cômodos, por exemplo, lembre-se de relacionar: maior frequência = menor alcance, ou seja, quanto maior for a capacidade, menos condições o aparelho tem de se espalhar pelo ambiente.

Além disso, os dispositivos de frequência alta são mais caros, então vale a pena considerar a compra baseada nas informações acima. No entanto, caso você queira um roteador para um ambiente pequeno e exista a certeza de que os dispositivos serão usados próximos dele, os modelos de 5 GHz definitivamente trazem mais vantagens.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.