Analista diz que robôs poderiam ter metade dos empregos do Japão até 2035

1 min de leitura
Imagem de: Analista diz que robôs poderiam ter metade dos empregos do Japão até 2035

Você tem medo que um robô roube o seu trabalho em um futuro próximo? Se você mora no Japão, isso é mais do que justificável. Além dos já conhecidos investimentos que o país faz em tecnologia, é preciso saber também que alguns analistas japoneses estão apostando em uma grande substituição de força de trabalho nos próximos anos.

De acordo com o pesquisador Yumi Wakao (especialista do NRI, ou "Nomura Research Institute), há grandes possibilidades de que o mercado japonês tenha uma grande mudança até 2035. Em uma pesquisa realizada em conjunto com o professor Michael Osborne (Universidade de Oxford, Inglaterra), cerca de 600 postos de trabalho atuais foram analisados.

Uma grande mudança

Depois de fazer essa análise, eles chegaram à conclusão de que até de 49% dos postos de trabalho presentes atualmente no Japão poderiam ser modificados. Isso significa que os trabalhadores humanos poderiam ser substituídos por sistemas computadorizados — sem perda de qualidade ou eficicência, como dizem os analistas.

Para chegar a estes resultados, eles analisaram a probabilidade de cada trabalho poder ser automatizado — com base no grau de criatividade humana necessário para cada um. Com isso, afirmam que entregas, suportes técnicos e trabalho agrícola são os mais sujeitos à mudança, enquanto professores e escritores devem manter-se humanos por mais tempo.

Existe margem de erro?

Logicamente, essas análises são apenas hipotéticas. Durante a pesquisa, fatores sociais não foram levados em consideração e isso é muito importante para uma análise de um cenário real. Afinal de contas, a substituição de 49% dos trabalhadores gerariam problemas enormes para a sociedade de qualquer país.

Qual tipo de trabalho você acredita que robôs jamais conseguirão fazer? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.