menu
Logo TecMundo
Produto

Na obra: veja o robô suíço capaz de erguer muros e se adaptar ao ambiente

Criado por cientistas de um centro de pesquisa de Zurique, o equipamento conta com alta tecnologia para andar pelo canteiro de obras e ajudar os humanos nas construções

schedule22/10/2015, às 11:06

Teorias da conspiração e de dominação mundial à parte, é fato que os robôs podem ajudar – e muito – no nosso dia a dia. Antes relegados a laboratórios e linhas de produção por todo o mundo, nossos colegas de metal e fios vão poder marcar presença em outro campo, muito mais amplo, agora: a construção civil. Isso porque um grupo de pesquisadores de Zurique, na Suíça, resolveu criar um trabalhador autônomo capaz de ajudar os operários humanos em praticamente qualquer tipo de obra.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Desenvolvido pelo Zurich’s Swiss National Center of Competence in Research, o In-situ Fabricator já está em fase de testes e é equipado com uma série de ferramentas e tecnologias que permitem que ele se adeque a uma infinidade de projetos e ambientes de forma inteligente. Apesar de não ser exatamente pequeno, o robô tem um tamanho compacto o suficiente e um design bem elaborado para que consiga se movimentar pelo terreno – graças a uma base com rodas – e erguer paredes com seu braço multiarticulado.

Uma dupla de computadores internos também garante a eficiência do projeto ao analisar tanto o cenário ao redor do equipamento – com um medidor de profundidade e distância à laser – como os dados obtidos com os sensores de localização do Fabricator. Essa combinação faz com que seja possível criar uma representação 3D de todo o espaço da construção, dando a chance para que o robô acuse empecilhos no planejamento inicial da obra ou se adapte facilmente a mudanças sem que seja preciso inserir novos dados no sistema dele.

Em entrevista à Reuters, o professor Matthias Kohler – um dos responsáveis pelo experimento – garantiu que a máquina não foi criada para tomar o lugar de trabalhadores de carne e osso. “Acredito que ele [o robô] vai trazer uma mudança drástica para as construções nos próximos cinco ou dez anos, só que as máquinas não devem substituir o homem, mas sim colaborar com o ser humano. É algo que combina o melhor de dois mundos”, explicou o cientista, mostrando que o produto deve apenas diminuir o desgaste nesse tipo de serviço.

Tá tudo dominado?

Mesmo com essa afirmação do pesquisador suíço, fica difícil não deixar a mente vagar para aquele futuro em que se imagina que os robôs assumam de forma quase completa grande parte dos trabalhos manuais e criativos feitos por nós. Não sabe do que estamos falando? Confira, então, a notícia do TecMundo sobre o vídeo publicado no YouTube no ano passado e entenda toda a polêmica.

Robôs devem invadir os canteiros de obra e ajudar os humanos nas construções. Comente sobre o equipamento autônomo no Fórum do TecMundo!