Robô lê o WikiHow e faz o seu café da manhã

1 min de leitura
Imagem de: Robô lê o WikiHow e faz o seu café da manhã

Os robôs estão ficando cada vez mais presentes em nossas vidas, mas eles ainda não conseguem estabelecer uma conversa mais aprofundada, ler um livro e declamar ou escrever cartas e emails por conta própria. Porém, um projeto realizado na Europa desenvolveu um robô que consegue "aprender" receitas colocadas no WikiHow por meio de comandos de texto e voz.

O projeto se chama RoboHow e a máquina em questão é conhecida como PR2. Ela consegue, de acordo com o MIT, esquentar algumas panquecas e pizzas. Isso pode parecer fácil para nós, mas é algo extremamente complexo: são inúmeras "mini tarefas" que realizamos dentro de uma cozinha.

Por isso, o MIT explica que o PR2 usa os materiais na internet para ganhar conhecimento, fazer o que for preciso e enviar as instruções para uma base de dados online aberta para outros robôs usarem — isso também aumenta o conhecimento geral das máquinas. O robô ainda consegue se adaptar ao espaço e diferentes situações por meio da leitura dos artigos, diz a equipe envolvida.

Michael Beetz, líder do Instituto de Inteligência Artificial da Universidade de Bremen, na Alemanha, onde o projeto é tocado, simplificou a ação do PR2 dizendo: "Nós queremos um robô que gere automaticamente os parâmetros das descrições semânticas dos objetos".

O que acha de um robô fazer e servir o seu café da manhã? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.