Robô lê o WikiHow e faz o seu café da manhã

1 min de leitura
Imagem de: Robô lê o WikiHow e faz o seu café da manhã
Avatar do autor

Os robôs estão ficando cada vez mais presentes em nossas vidas, mas eles ainda não conseguem estabelecer uma conversa mais aprofundada, ler um livro e declamar ou escrever cartas e emails por conta própria. Porém, um projeto realizado na Europa desenvolveu um robô que consegue "aprender" receitas colocadas no WikiHow por meio de comandos de texto e voz.

O projeto se chama RoboHow e a máquina em questão é conhecida como PR2. Ela consegue, de acordo com o MIT, esquentar algumas panquecas e pizzas. Isso pode parecer fácil para nós, mas é algo extremamente complexo: são inúmeras "mini tarefas" que realizamos dentro de uma cozinha.

Por isso, o MIT explica que o PR2 usa os materiais na internet para ganhar conhecimento, fazer o que for preciso e enviar as instruções para uma base de dados online aberta para outros robôs usarem — isso também aumenta o conhecimento geral das máquinas. O robô ainda consegue se adaptar ao espaço e diferentes situações por meio da leitura dos artigos, diz a equipe envolvida.

Michael Beetz, líder do Instituto de Inteligência Artificial da Universidade de Bremen, na Alemanha, onde o projeto é tocado, simplificou a ação do PR2 dizendo: "Nós queremos um robô que gere automaticamente os parâmetros das descrições semânticas dos objetos".

O que acha de um robô fazer e servir o seu café da manhã? Comente no Fórum do TecMundo

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Robô lê o WikiHow e faz o seu café da manhã