Fight! Duas equipes de robótica brasileiras participarão na RoboCup 2015

2 min de leitura
Imagem de: Fight! Duas equipes de robótica brasileiras participarão na RoboCup 2015

O Centro Universitário da FEI divulgou que duas equipes de Robótica da faculdade terão a honra de participar da RoboCup 2015, na China. A competição tem como objetivo criar um grupo de robôs que consiga derrotar o time campeão da Copa do Mundo FIFA, algo esperado para o ano de 2050.

Enquanto os dispositivos autônomos não conseguem competir justamente com uma seleção profissional, as máquinas devem participar de partidas de futebol, realizar tarefas domésticas e muito mais. A regra é simples: as funções devem ser automatizadas, sem interferência humana.

Entre os mais de 400 competidores, dois grupos serão de alunos da FEI. Cada um dos times participará de uma modalidade diferente, sendo elas a SSL – Small Size League – e a HL –Humanoide League. O time SSL é pentacampeão nacional e tricampeão latino-americano, enquanto o HL possui um título em ambos os torneios.

Robôs da Small League

Alunos de todas as áreas

Estudantes de diversos cursos compõem o elenco das duas equipes, como Ciência da Computação, Elétrica, Mecânica, Automação & Controle, Computação e Engenharia Elétrica, formando um quadro verdadeiramente interdisciplinar para alcançar resultados de ponta.

Os robôs são aprimorados ano a ano, garantindo um desempenho cada vez melhor. As máquinas da categoria SSL contam com quatro motores brushless que dão ao equipamento uma mobilidade omnidireciona, ou seja, anda para todos os ladosl. Além disso, debaixo da carcaça existe um sistema responsável pela movimentação de chutes e uma placa eletrônica responsável pela harmonia do funcionamento.

Já os aparelhos humanoides são mais complexos. Desenvolvidos desde 2007, os equipamentos são feitos de metal, alumínio aeronáutico e peças construídas a partir de uma impressora 3D. Diferente de seus irmãos menores, estes robôs têm mais de 20 servomotores, uma câmera para orientação espacial e um computador para processar os movimentos.

Você acha que os robôs vencerão a seleção campeã da Copa do Mundo FIFA em 2050? Comente no Fórum do TecMundo

“Essa é uma oportunidade única. Neste ano, as máquinas têm jogadas de escanteio e dominam melhor a bola. Quando chegarmos lá, teremos uns três dias para treinar os robôs”, explica Danilo Pucci Smokovitz, aluno de Engenharia Elétrica. A RoboCup 2015 será sediada na China desta vez, com início no dia 22 de julho.

Além de Danilo Pucci Smokovitz, a equipe da modalidade Small Size é formada pelos alunos Caio Braga José e André Oliveira da Silva. Do outro lado, Isaac Jesus da Silva, Claudio de Oliveira Vilão Junior e Vinicius Nicassio Ferreira fazem parte do time de Humanoide League.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.