Esquadrão de robôs é capaz de “roubar” o seu carro

1 min de leitura
Imagem de: Esquadrão de robôs é capaz de “roubar” o seu carro
Imagem: YouTube

Em um belo dia, você estaciona o seu veículo em um lugar que não deve – que coisa feia, hein? – e, quando retorna, ele não está mais lá. O primeiro pensamento é: meu carro foi roubado. Bom, a alternativa é que ele pode ter sido guinchado para outro lugar, uma prática comum em certos países. Mas aposto que robôs levantando o seu automóvel e indo embora não é uma cena que passaria na sua cabeça.

A partir de agora, isso pode se tornar realidade. Um centro de pesquisa europeu criou um sistema chamado de AVERT – Autonomous Vehicle Emergency Recovery Tool ou Ferramenta Autônoma de Recuperação Emergencial de Veículos – que utiliza alguns robôs para levantar e remover um automóvel do local em que ele se encontra.

Ladrões? Não, eles são os mocinhos

Por mais que pareça  um filme em que os ladrões utilizam artimanhas não convencionais para roubar carros, ele provavelmente será utilizado pela polícia ou pelo departamento de trânsito. Se um carro estiver estacionado em um local inapropriado, os robôs autônomos – e fortes – podem manobrar o automóvel sem a presença do dono.

O destaque das máquinas vai para o sistema de escaneamento que possuem, necessitando a intervenção humana em apenas algumas situações. O AVERT mapeia um estacionamento e se posiciona em baixo das rodas de um veículo suspeito ou que esteja em um local proibido. Desta forma, os robôs conseguem erguer o automóvel a alguns centímetros do chão e reposicioná-lo da maneira que quiserem.

Por ora, o intuito da tecnologia é de fato combater situações perigosas, em que um carro contenha produtos nocivos, explosivos ou qualquer coisa que possa ferir uma pessoa. Contudo, nada impede que a ferramenta se popularize e ajuda os motoristas a manobrarem o carro em um estacionamento – ou roubarem carros.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.