A companhia alemã Festo desenvolveu formigas biônicas gigantes, do tamanho de uma mão humana, por meio de impressoras 3D. A ideia é usar os robôs em linhas de produção de fábricas. Segundo a equipe por trás do projeto, elas imitam o comportamento em grupo dos insetos reais.

Os códigos implementados nas formigas permitem que elas completem tarefas complexas, difíceis de serem realizadas por apenas um robô, como você pode ver no vídeo. Elas funcionam com uma câmera na cabeça — que determina localização e faz identificações de objetos —, sensores wireless para comunicação e sensores de chão para terem noção espacial.

O corpo 3D dessas formigas foi produzido por uma impressora 3D. A empresa ainda incluiu circuitos eletrônicos por todo o aparelho, o que entrega um visual sci-fi aos animais mecânicos. As seis pernas e pegadores foram construídos por meio de atuadores cerâmicos.

De acordo com a Festo, o projeto pretende criar robôs inteligentes que podem trabalhar em fábricas no futuro. As formigas, finalizadas, vão ser apresentadas no Hannover Messe, maior evento de tecnologia industrial do mundo, que acontece em abril.

Cupons de desconto TecMundo: