Robear: o robô que promete cuidar dos idosos japoneses [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Robear: o robô que promete cuidar dos idosos japoneses [vídeo]

A população japonesa está envelhecendo e muitos idosos não possuem perspectiva de alguém para cuidar deles quando chegarem à idade mais avançada. Apesar de muitas pessoas permanecerem ativas, há outras que precisam de cuidados especiais em diversas situações. E é para este segundo grupo que a empresa de pesquisas e desenvolvimento Riken está apresentando o Robear.

Ele ganha esse nome por ser similar a um ursinho — apesar de ter o tamanho de um adulto, é claro. O projeto já vem sendo desenvolvido há quase 10 anos e agora já possui diversas demonstrações bem sucedidas. Vale dizer que no início ele era pensado para ter feições humanas e se chama RI-MAN, mas no decorrer do projeto ele foi modificado para o Robear — com mais simpatia do que o antigo modelo.

Um dos grandes destaques dele está na Smart Rubber. Trata-se de um material emborrachado equipado com sensores táteis, o que garante mais suavidade nos movimentos e nas interações com os seres humanos — além de uma resposta aos toques com mais qualidade e precisão. Isso tudo deve fazer com que o Robear possa cuidar de idosos com bastante qualidade em alguns anos.

Como já dissemos, a idade da população japonesa tem aumentado nas últimas décadas — uma consequência da maior expectativa de vida e da redução nas taxas de natalidade. Isso deve fazer com que robôs cuidadores se torne cada vez mais necessária por lá. Ainda não há uma data exata para o lançamento e também não se sabe nada sobre preços de cada unidade do Robear.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.