Nova androide realista da Toshiba é simplesmente assustadora [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Nova androide realista da Toshiba é simplesmente assustadora [vídeo]

Os chamados robôs realistas, que são aqueles incrivelmente parecidos com humanos, acabam de ganhar mais um membro para a família. Trata-se do novo androide da Toshiba, uma jovem japonesa de nome Aiko Chihara, que parece saída diretamente de um filme de terror oriental.

Chibara tem 15 atuadores na cabeça para a formação de expressões, sem contar os outros 28 que, combinados com ar comprimido e um algoritmo complexo, fazem com que ela movimente braços e mãos de forma suave — ações como estender a mão e "dar tchau". Capaz também de piscar e sorrir, a androide é revestida com silicone.

As ações já ensinadas ao robô incluem o dom da fala (mas apenas em mensagens pré-gravadas, claro) e a linguagem japonesa de sinais. Outros idiomas devem ser adicionados no futuro pela Toshiba, além de melhorias nos movimentos até 2020. Entre as utilidades, estão cuidado de idosos, trabalhos manuais e entretenimento.

O desenvolvimento do algoritmo e da tecnologia de movimento é uma parceria entre a fabricante, o Shibaura Institute of Technology e o Shonan Institute of Technology. O aLab Inc. e a Osaka University ajudaram na construção do físico do androide.

Como você pode ver pelo vídeo acima, o robô foi apresentado na CEATEC JAPAN 2014 e por enquanto ainda está em fase de protótipo. Durante a feira, ela atuou como recepcionista ou guia de exibição — e esses podem ser os seus primeiros empregos, já no ano que vem.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.