Pequim (AFP) – O exército chinês organizou nesta terça-feira um dia excepcional de demonstração, no qual exibiu seu potencial militar e tecnológico, com drones e robôs que se movimentavam ao ritmo da canção “Waka Waka”, de Shakira.

Participaram do evento cadetes, instrutores e comandantes do Exército Popular de Libertação (EPL), dispostos a responder a perguntas de jornalistas chineses e estrangeiros, rompendo com a fama de uma política de comunicação inexistente ou opaca.

Os soldados e oficiais reforçaram a vocação pacífica das forças armadas da potência comunista asiática, cujas reivindicações marítimas despertaram preocupação na maioria de seus vizinhos nos últimos tempos.

“O principal é construir a confiança mútua”, disse à AFP Liu Degang, vice-presidente da Academia de Engenharia das Forças Armadas de Pequim, onde o evento foi realizado.

O EPL treina “como todos os exércitos do mundo” e “tem apego pela paz”, acrescentou, enquanto os militares realizavam manobras com uma dezena de tanques.

Entre as apresentações estavam, ainda, demonstrações tecnológicas, como a de três pequenos robôs de cores que articulavam seus movimentos ao ritmo de “Waka Waka (Esto es África)”, canção oficial da Copa do Mundo de Futebol de 2010 na África do Sul, popularizada pela cantora colombiana Shakira.

A canção original, que enaltece a competição esportiva (“Chegou o momento, as muralhas caem/Vai começar a única justa das batalhas/ Seu golpe não machuca, não há medo/ Sacode a poeira, levante-se e volte para o jogo”) foi adaptada para reforçar o orgulho dos militares (“Você é um bom soldado/Que escolhe suas batalhas/Levanta, sacode a poeira/ e volte a montar”).

O exército chinês é o maior do mundo em número de homens e nos últimos anos seu orçamento cresceu em um ritmo maior que o do PIB da segunda economia mundial.

Via EmResumo

Cupons de desconto TecMundo: