Que tal ter braços extras criados pelos cientistas do MIT? [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Que tal ter braços extras criados pelos cientistas do MIT? [vídeo]

Apesar de dois braços serem o suficiente para muita gente, existem aqueles que acreditam ter alguns membros a mais poderia ajudar em diversas tarefas. Pensando nisso, uma equipe do MIT desenvolveu um equipamento que permite utilizar mais dois braços robóticos presos aos seus ombros.

O equipamento foi criado com o intuito de pegar objetos que estão fora do seu alcance ou para auxiliar tarefas em que apenas dois braços não são o bastante.

Caso você esteja pensando em ter duas máquinas fortíssimas nos seus ombros, pode começar a tirar esses pensamentos da cabeça, já que, para manter o equipamento com um peso aceitável para ser utilizado por alguém, ele conta com pouco mais de cinco quilos. Isso significa que, provavelmente, você é mais forte que eles.

Mesmo assim, o experimento mostra que os braços robóticos podem estudar e aprender como o corpo se move, pode reagir e se movimentar de uma maneira que o auxilie.

Um exemplo de uso dos braços pode ser aplicado no simples ato de abrir uma porta quando suas mãos estão ocupadas. Inicialmente, a máquina encontrará alguma dificuldade, mas após estudar os movimentos humanos, conseguirá criar um padrão aceitável, automaticamente alcançando a maçaneta da porta para abri-la.

O equipamento ainda está um pouco distante dos exoesqueletos que vemos em filmes como “Elysium” e “No Limite do Amanhã”, mas não deixam de ser uma forma de melhorar e facilitar algumas ações do dia a dia.

Obviamente, o equipamento ainda está em fase de experimentos, devendo demorar um bom tempo para que acabe sendo lançado ao público.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.