Pequeno robô que faz brincadeiras e analisa reações é apresentado no Japão

1 min de leitura
Imagem de: Pequeno robô que faz brincadeiras e analisa reações é apresentado no Japão

Tóquio (AFP) – Cientistas japoneses apresentaram nesta terça-feira um pequeno robô capaz de conversar, fazer brincadeiras e analisar as reações das pessoas.

Emiew é um pequeno robô vermelho e branco de 80 centímetros, com rodas nos pés e olhos pretos.

Seus criadores, engenheiros da empresa Hitachi, ensinaram a ele uma série de palavras que o permitem analisar a pergunta que é feita antes de responder.

Em uma demonstração feita nesta terça-feira em Tóquio, um engenheiro lhe pergunta quantas pessoas trabalham no centro de pesquisa. O pequeno piadista responde: “temos dois cisnes”.

Seu interlocutor fica, é claro, perplexo diante de sua resposta, assim como as pessoas presentes. Então Emiew retoma a palavra: “Entendeu? Era uma brincadeira. Há cerca de 800 pessoas”.

Hisashi Ikeda, um engenheiro da Hitachi, admite que o senso de humor do pequeno robô, conectado permanentemente à internet, não é genial, mas o mais importante, afirma, é sua capacidade para entender.

Segundo Hisashi, o pequeno robô não se limita a ouvir e a responder por reconhecimento e síntese vocais, mas sabe analisar as reações de seus interlocutores, como, por exemplo, os movimentos da cabeça ou do corpo.

“A tecnologia agora torna possível que um robô entenda o que um ser humano quer dizer, inclusive apenas com gestos”, explica Hisashi.

Emiew (as siglas de”excellent mobility and interactive existence as workmate”) pode ser utilizado como animal de estimação, mas também pode cumprir as funções de um recepcionista, indica a empresa japonesa.

Via EmResumo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.