Em seu perfil no Facebook, o neurocientista Miguel Nicolelis publicou mais uma demonstração do exoesqueleto que será utilizado na abertura da Copa do Mudo de 2014 por uma pessoa com deficiência que ainda não foi definida. O equipamento permite que pessoas paraplégicas consigam controlá-lo com a mente e, com isso, andar novamente. O caminhar ainda não é algo perfeito, até por falta de prática dos usuários e necessidade de ajustes personalizados, mas realmente pode colocar uma pessoa com deficiência novamente sobre seus próprios pés.

No vídeo, você confere apenas alguns segundos de caminhada em que o usuário desconhecido mira em algumas marcações no chão para dar alguns passos. Faltando menos de um mês para o início do mundial, o oitavo voluntário que testaria o equipamento já esteve utilizando o exoesqueleto.

Não há informações mais detalhadas sobre esses voluntários, mas todos eles foram selecionados entre os pacientes da AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente), em São Paulo, onde foi criado um laboratório de neuro-robótica para o desenvolvimento desse projeto, que está sendo chamado de “Andar de Novo”.

Aparelho já está pronto para ajudar pessoas a andar

O jogo de abertura do campeonato do qual o exoesqueleto e seu “piloto” participarão será em São Paulo, uma partida entre Brasil e Croácia.

Cupons de desconto TecMundo: