7 GIFs do novo exército de robôs do Google

3 min de leitura
Imagem de: 7 GIFs do novo exército de robôs do Google

(Fonte da imagem: Reprodução/Boston Dynamics)

Você já deve saber que a Google adquiriu a Boston Dynamics, companhia especializada no desenvolvimento de projetos da área de robótica e responsável pelo famosíssimo quadrúpede Cheetah, que consegue se movimentar em velocidades impressionantes. Com a aquisição, a Gigante das buscas também acaba de ganhar um verdadeiro exército de robôs de última geração, capazes de fazer coisas impressionantes.

O que a Google pretende fazer com tais inventos, ninguém sabe ao certo. Contudo, por enquanto, podemos dar uma olhada mais detalhada nessas máquinas impressionantes desenvolvidas pela BD ao longo dos últimos anos. Sendo assim, preparamos uma seleção de GIFs que representam todo o potencial dos principais robôs que agora fazem parte da companhia de Larry Page.

(Fonte da imagem: Reprodução/Boston Dynamics)

1) Atlas

Projetado especialmente para participar da competição tecnológica DARPA Robotic Challenge, o Atlas é um robô do tipo search and rescue (ou seja, voltado para operações de resgate). Embora se movimente de uma maneira desengonçada e assustadora, o humanoide consegue atravessar obstáculos, andar em terrenos irregulares e se equilibrar em uma perna só. É impressionante!

2) Cheetah

Sendo a criação mais famosa da Boston Dynamics, o Cheetah é simplesmente o robô mais ágil do mundo. Ele consegue correr a 45 km/h, sendo mais veloz do que o atleta jamaicano Usain Bolt (considerado por muitos como o homem mais rápido do planeta). Isso quer dizer que você definitivamente não vai querer ser perseguido por esta simpática máquina (que, por sinal, tem sua estrutura inspirada no animal homônimo).

3) WildCat

Diferente do Cheetah, o WildCat não precisa estar conectado em um cabo de energia para funcionar; ele é dotado de um motor movido a gás e pode correr por um bom tempo antes que seu combustível se esgote. Para a nossa alegria, ele não é tão rápido quanto o robô apresentado anteriormente, conseguindo atingir, no máximo, 25,7 km/h.

4) PetMan

Como você pode ver no GIF abaixo, o PetMan consegue imitar os movimentos humanos com muito mais naturalidade do que o Atlas. A verdade é que ele foi projetado para uma tarefa bem simples e objetiva: testar a durabilidade das roupas de proteção usadas por humanos que precisam trabalhar em ambientes com risco de contaminação química ou radioativa. Sendo assim, você pode ficar tranquilo: por enquanto, o PetMan não consegue fazer muita coisa além de andar em linha reta e olhar para os lados.

5) Big Dog

Senhoras e senhores, temos aqui um robô quadrúpede capaz de carregar 154 kg de equipamentos militares, andar no gelo sem derrapar, subir inclinações de até 35 graus e atirar blocos de argila usando algo que pode ser considerado uma boca. Ah, e ele consegue permanecer de pé mesmo depois de sofrer fortes impactos em seu lombo. Não vai demorar muito até começarmos a ver esta belezinha dando uma mão para soldados em pleno campo de guerra.

(Fonte da imagem: Reprodução/ABC.Net)

6) SandFlea

É um robô que consegue saltar mais alto do que você. Precisamos dizer mais alguma coisa? Este pequeno notável usa giroestabilização para aterrissar sempre na posição certa e consegue alcançar até 9,1 metros, além de contar com uma pequena câmera capaz de registrar toda a ação.

7) RHex

E para fechar esta matéria com chave de ouro, te desafiamos a assistir o GIF abaixo sem dar uma risadinha. Sério, é difícil não abrir um sorriso ao observar o método curioso pelo qual o RHex se movimenta. As pernas do robô são curvas e giratórias, permitindo que ele consiga atravessar terrenos acidentados com muita facilidade. Dotado de uma câmera de alta resolução, o invento foi feito especialmente para ser usado em missões de reconhecimento de terreno.

.....

E aí, o que você acha que a Google pretende fazer com todos esses brinquedinhos?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.