Brasileiro cria mão robótica que funciona via webcam

1 min de leitura
Imagem de: Brasileiro cria mão robótica que funciona via webcam

Um catarinense de 21 anos foi o segundo colocado no concurso Intel Perceptual Challenge Brasil, que premia os melhores projetos de interação com uma câmera recém apresentada pela fabricante, a Perceptual. O estudante, que cursa Sistemas Eletrônicos no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), desenvolveu uma mão robótica que funciona via webcam.

Conectado a uma webcam, o membro robótico é capaz de replicar movimentos feitos por uma mão de verdade, inclusive ações específicas de cada dedo. Construído com base em acrílico e usando uma placa Arduino, o projeto de Kevin foi um dos poucos a não ser direcionado para games. Plenamente desenvolvido, ele pode ter aplicações em áreas como medicina, indústria de trabalho pesado e segurança do trabalho.

Anteriormente, como parte de um projeto de pesquisa para o curso, ele já havia desenvolvido um braço robótico que usava o Kinect no lugar da webcam. Como prêmio, Kevin recebeu um celular e um notebook, além da oportunidade de participar de ações de marketing da companhia.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.