Estação Espacial Internacional recebe robô falante japonês

1 min de leitura
Imagem de: Estação Espacial Internacional recebe robô falante japonês

(Fonte da imagem: Reprodução/Daily Mail)
A Estação Espacial Internacional recebeu neste domingo (04) um robô falante capaz de comunicar-se com humanos. Batizado de Kirobo (nome que une as palavras japonesas para “esperança” e robô”), o androide servirá de companhia ao astronauta Kochi Wakata, que iniciará sua missão na estação a partir de novembro.

O robô foi enviado a bordo do H-2B, uma pequena nave cargueira que também envia suprimentos e equipamentos ao espaço. A nave foi enviada partir de uma base na ilha de Tanegashima, no sul do Japão e está prevista para chegar a estação nesta sexta-feira (09).

Com 34 centímetros de altura e pesando apenas um quilo, Kirobo faz parte de um estudo que investiga se máquinas são capazes de prestar apoio emocional a pessoas isoladas durante grandes períodos.

Astronauta robótico

Kirobo está programado para se comunicar em japonês e gravar todas as conversas que realizar com o astronauta Kochi Wakata – que assumirá o posto de comandante da Estação Espacial Internacional a partir de novembro.

O androide foi criado por Tomotaka Takahashi, que deseja que o robô se transforme em um mediado entre pessoas e máquinas ou até mesmo entre duas pessoas. Segundo Takahashi, o maior desafio na criação de Kirobo foi adaptá-lo ao espaço. Para assegurar o seu bom desempenho, dezenas de testes foram realizados durante nove meses antes de se chegar ao modelo definitivo.

Durante a missão, o robozinho também contará com a ajuda de seu irmão gêmeo, Mirata, que permanecerá na Terra onde vai monitorar quaisquer problemas que Kirobo possa vir a ter enquanto estiver no espaço.

O projeto de Kirobo é fruto de uma colaboração entre Tomotaka Takahashi, a montadora japonesa Toyota e a agência de publicidade Dentsu.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.