HyQ: um robô quadrúpede capaz de enfrentar diversos obstáculos [vídeo]

2 min de leitura
Imagem de: HyQ: um robô quadrúpede capaz de enfrentar diversos obstáculos [vídeo]

Há alguns dias, publicamos por aqui um vídeo que mostra toda a agilidade de RHex, um pequeno robô capaz de explorar praticamente qualquer tipo de terreno devido à falta de articulação em suas “patas”. Que tal conhecer, agora, o HyQ (Robô Quadrúpede Hidráulico) – um “cachorro mecânico” que, além de possuir bons reflexos na hora de superar obstáculos, consegue ainda recompor seu equilíbrio sempre que perturbado?

Desenvolvido pelo Instituto Italiano de Tecnologia, o HyQ já conta com uma série de clipes de demonstração publicados no YouTube. O protótipo de metal é capaz de fazer caminhadas, de correr e pode até saltar; se um contrapeso for colocado nas costas do quadrúpede, um sistema de compensação é ativado, fazendo com que o robô logo recupere o equilíbrio.

(Fonte da imagem: Reprodução/Iit.it)

São 12 articulações ativas – conectadas a cilindros hidráulicos e a motores elétricos – que fazem de HyQ uma máquina capaz de enfrentar praticamente qualquer obstáculo. No vídeo publicado acima, diversas demonstrações são feitas. Em uma esteira, e já nos momentos iniciais do vídeo, as pernas de HyQ são colocadas à prova; aos 40 segundos, o cachorro mecanizado chega a correr – demonstrando todo o seu dinamismo.

Sistema de “passo reflexo”

Ontem (31), um novo clipe foi postado pelo canal Hydraulic Quadruped (assista ao vídeo abaixo). Nele, um novo sistema é demonstrado: agora, o HyQ pode identificar objetos localizados à sua frente e, sem mesmo tocar nos obstáculos, consegue facilmente seguir adiante. O novo recurso tem sido chamado de “Step Reflex” e pretende imitar os movimentos característicos de um animal de quatro pernas – que, ao observar uma adversidade no terreno, passa pela variação sem titubear.

Note que, no vídeo de abertura desta notícia (datado de maio deste ano), HyQ apresenta certa dificuldade ao caminhar em meio às tábuas – problema este aparentemente superado pelo novo sistema de “passo reflexo”. Atualmente, o quadrúpede mecânico pesa cerca de 160 kg (se somadas as fontes de alimentação hidráulica e elétrica à carcaça do robô), e o Linux é OS utilizado para dar vida ao HyQ.

O que ele poderá fazer?

Assim que HyQ deixar de ser apenas mais um protótipo promissor, os pesquisadores italianos pretendem utilizar o robô em operações de buscas e salvamentos, exploração em áreas de risco, combate a incêndios e até mesmo em inspeções florestais.

O projeto ainda está em fase de aprimoramento. (Fonte da imagem: Reprodução/Iit.it)

Hoje, avanços no desenvolvimento dos sistemas de articulação de pernas e nos motores de alimentação hidráulica e elétrica têm sido registrados pela equipe do Instituto Italiano de Tecnologia. Consulte mais informações acerca deste "grande cachorro mecânico" visitando a página oficial dos cientistas responsáveis pela criação de HyQ.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.