Há alguns dias, publicamos por aqui um vídeo que mostra toda a agilidade de RHex, um pequeno robô capaz de explorar praticamente qualquer tipo de terreno devido à falta de articulação em suas “patas”. Que tal conhecer, agora, o HyQ (Robô Quadrúpede Hidráulico) – um “cachorro mecânico” que, além de possuir bons reflexos na hora de superar obstáculos, consegue ainda recompor seu equilíbrio sempre que perturbado?

Desenvolvido pelo Instituto Italiano de Tecnologia, o HyQ já conta com uma série de clipes de demonstração publicados no YouTube. O protótipo de metal é capaz de fazer caminhadas, de correr e pode até saltar; se um contrapeso for colocado nas costas do quadrúpede, um sistema de compensação é ativado, fazendo com que o robô logo recupere o equilíbrio.

(Fonte da imagem: Reprodução/Iit.it)

São 12 articulações ativas – conectadas a cilindros hidráulicos e a motores elétricos – que fazem de HyQ uma máquina capaz de enfrentar praticamente qualquer obstáculo. No vídeo publicado acima, diversas demonstrações são feitas. Em uma esteira, e já nos momentos iniciais do vídeo, as pernas de HyQ são colocadas à prova; aos 40 segundos, o cachorro mecanizado chega a correr – demonstrando todo o seu dinamismo.

Sistema de “passo reflexo”

Ontem (31), um novo clipe foi postado pelo canal Hydraulic Quadruped (assista ao vídeo abaixo). Nele, um novo sistema é demonstrado: agora, o HyQ pode identificar objetos localizados à sua frente e, sem mesmo tocar nos obstáculos, consegue facilmente seguir adiante. O novo recurso tem sido chamado de “Step Reflex” e pretende imitar os movimentos característicos de um animal de quatro pernas – que, ao observar uma adversidade no terreno, passa pela variação sem titubear.